Thursday, December 8, 2022

Ghostbusters Mais Além | O retorno dos Caça-Fantasmas em grande estilo

Os Caça-Fantasmas estão de volta em “Ghostbusters Mais Além” (Ghostbusters: Afterlife). E é aquele tipo de filme para a família toda, em especial os pais e outros que cresceram pelos anos 80 e 90. Afinal, os filmes dos Caça-Fantasmas sempre passavam na televisão. Eu mesmo tinha alguns brinquedos deles que vieram na onda de um desenho animado que passava nas manhãs brasileiras. Agora é tudo preparado para uma nova geração conhecer esse universo.

“Ghostbusters Mais Além” tem gosto de nostalgia. Lembra muito aqueles filmes dos anos 80 mesmo e procura retomar aquela aura, onde crianças engraçadas e inteligentes se unem em busca de aventuras. Ter Finn Wolfhard de “Stranger Things”, série que bebe diretamente nessa fonte, auxilia bastante. Ele tem boa atuação. Porém, o destaque é para a neta do velho caça-fantasmas Egon Spengler, Phoebe, pela atriz Mckenna Grace. A menina é carismática ao extremo e faz ótima dupla com o divertido Logan Kim, que vive o garoto Podcast. A dupla é responsável pelos melhores momentos. Em seguida, a nova equipe se completa com Celeste O’Connor como Lucky, esperta e sagaz.

Sony acerta

O filme é um pouco longo demais, passa de duas horas e isso não ajuda. A história poderia ser mais bem condensada, como no original de 1984, o qual tem uma hora e 45 minutos e consegue apresentar bem todos os personagens. Eram eles os parapsicologistas Egon Spengler, Raymond Stantz e Peter Venkman, que abriam um negócio de caçadores de fantasmas após um portal para uma outra dimensão aparecer em Nova York. No novo longa-metragem ainda podemos ver Janine Melnits (Annie Potts), a secretária do original.

Uma curiosidade é a direção de Jason Reitman (Juno), filho de Ivan Reitman, diretor do primeiro filme. Responsável por boas películas como “Obrigado por Fumar” e “Juno”, ele não decepciona e conduz com o humor que é inerente ao universo dos Caça-Fantasmas. Além disso, proporciona nostalgia na medida certa, e bastante fan service. Há planos abertos bem utilizados e é possível sentir emoção nos momentos de clímax.

Por fim, “Ghostbusters Mais Além” revive a franquia com eficiência e a Sony acerta em esquecer o filme de 2016 e proporcionar novos ares. Tem aquele clichês que o povo gosta e a família se diverte, preparando terreno para novas aventuras e trazendo rostos conhecidos. Vida longa aos novos (e velhos) Caça-Fantasmas!

Obs: Tem duas cenas pós-créditos!

Enfim, o trailer:

A saber, o filme estreia em todo o Brasil no dia 18 de novembro.

Ademais, veja mais:

Crítica | ‘Din e o Dragão Genial’ é animação maneira, um ‘Alladin’ chinês
Boy in the Woods | Veja animação que aborda autismo de forma sensível
Filme ‘Nódulo’ mostra mundo com pandemia | Assista aqui

5 Comments

Escreve o que achou!