Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
CinemaCrítica

Crítica: ‘Lamborghini – O Homem por Trás da Lenda’ abastece rivalidade com a Ferrari

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 27 de outubro de 2023
4 Min Leitura
Share
SHARE

O filme “Lamborghini – O Homem por Trás da Lenda” é, primeiramente, recomendado para aqueles que amam carros. E, convenhamos, na sociedade em que vivemos o amor por automóveis é grande. Inclusive, maior até que por pessoas, muitas vezes, infelizmente. O filme acaba por mostrar isso também.

Desde o começo, vamos conhecendo Ferruccio Lamborghini, que volta da Segunda Guerra Mundial disposto a abrir uma empresa e marcar seu nome na história. Ele é ambicioso e determinado. Porém, quer competir com a já consolidada Ferrari, sua obsessão. Faltam mais detalhes do crescimento de Ferrucio, em como e por qual motivo ele teme essa vontade e determinação. Basicamente o que fica é por ter um ego gigante.

A direção é de Bobby Moresco, vencedor do Oscar por seu trabalho em “Crash: No Limite”. Aqui ele não impressiona, segue uma fórmula comum e tem aquele tom de filme televisivo, ou feito para streaming mesmo. A obra narra a origem da rivalidade épica entre a Lamborghini e a Ferrari, dois ícones da indústria automobilística, mas sem aprofundar.

Aliás, veja o trailer, e siga lendo:

Frank Grillo, conhecido por seu papel como Crossbones em “Capitão América 2 – O Soldado Invernal”, interpreta Ferruccio Lamborghini, o homem por trás da marca de carros. Ele aparece mais a partir da metade do filme, o capítulo 2 em diante. Ferruccio começa como um modesto fabricante de tratores, vira grande empresário, mas cada vez mais passa a ser guiado por sua ambição de desafiar Enzo Ferrari, criando a sua própria marca de carros de luxo. Grillo entrega uma boa performance, a melhor da película.

A graça maior da película é perceber a personalidade egoísta e egóica de Ferruccio e suas turbulências pessoais e profissionais. Contudo, uma das melhores partes do filme é a recriação da época em que Ferruccio Lamborghini, une a equipe em prol de seu sonho: o emblemático Lamborghini 350 GT. A produção retrata a criação deste carro inovador que solidificou a marca como sinônimo de luxo e sofisticação. É legal ver alguns detalhes e a representação da engenharia automobilística. Contudo, já vimos isso de formas melhores e mais eficientes em outros longas como “Ford vs Ferrari”.

Gabriel Byrne pouco aparece como Enzo Ferrari, mas se destaca quando surge. A escolha de basear o filme na biografia oficial de Ferruccio Lamborghini, escrita por seu filho Tonino Lamborghini, poderia adicionar um toque de autenticidade à narrativa, mas fica no raso, e o longa termina parecendo que ainda temos mais filme pela frente. Faz falta vermos mais do lendário Miura e das relações de Ferrucio.

Por fim, “Lamborghini – O Homem por Trás da Lenda” oferece um pouco dos primórdios da indústria automobilística de luxo e é um entretenimento razoável para os aficionados por carros e drama. A estreia exclusiva será dia 30 de outubro no canal Adrenalina Pura disponível na Apple TV, Prime Video e Claro TV. Adrenalina Pura é um serviço de streaming que reúne filmes do cinema de ação, terror e suspense. O canal traz um catálogo de dezenas de títulos, com estreias toda a semana e lançamentos inéditos, e está disponível para assinatura por R?14,90/mês na Apple TV, Prime Video e Claro TV. Acesse o site para saber mais: Adrenalina Pura.

Por fim, leia mais:

‘Assassinos da Lua das Flores’ é Scorcese homenageando o povo Osage

VI Mostra Sesc de Cinema traz seleção especial para Tijuca

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo | Netflix cria prêmio para filmes brasileiros

Tags:canal adrenalina puracritica filme lamborguinicritica lamborguini o homem por tras da lenda
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CinemaCrítica

Crítica | ‘O Meu Século 20’ é filme instigante em cartaz na Supo Mungam Plus

Felipe Novoa
5 Min Leitura
ZEROBASEONE THE FIRST TOUR IN CINEMAS
CinemaCríticaMúsica

Crítica: ZEROBASEONE THE FIRST TOUR [TIMELESS WORLD] IN CINEMAS

Sérgio Menezes
3 Min Leitura
cinema indígena
CinemaCulturaEventosNotícias

Debate gratuito sobre cinema indígena e comunicação popular acontece na 15ª CineOP

Redação
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?