Wednesday, December 7, 2022

Crítica | ‘Mary Está Feliz’ na Filmicca é profundo, surreal e twitter

Uma das melhores plataformas atuais de streaming é a Filmicca, antiga Supo Mungam Plus, com um catálogo de pérolas do mundo inteiro. Um dos bons lançamentos da vez é “Mary Está Feliz”, com ótima direção e roteiro de Nawapol Thamrongrattanarit. A princípio, conta a história de uma jovem no último ano do ensino médio, que precisa enfrentar as mudanças inevitáveis da vida. O filme tem como base 410 tweets de uma menina chamada Mary Malony e é isso que vai guiando a jornada.

“Mary Está Feliz” preza por uma leveza e é delicadamente engraçado. A câmera acompanha as meninas e parece que estamos ali, logo atrás delas, rindo das situações inusitadas. Mary não está feliz, está perdida naquele momento da adolescência em que precisamos crescer, mas namoramos ainda com a infância. Entretanto, a “incerteza é abundante”.

A comédia tem um ritmo diferente e, muitas vezes, apresenta um non-sense que cai bem e costuma surgir subitamente, despertando o espectador e proporcionando boas risadas. A trilha sonora conversa com perfeição com o timing das piadas e acontecimentos.

Maturidade

Ainda por cima, o filme consegue ser uma ode à amizade. Ao mesmo tempo que não é, pois, em certo momento, ele surpreende novamente e fica muito mais profundo. Inclusive, há muitos tweets que podem provocar grandes reflexões em conjunto com as cenas. As metalinguagens são bem encaixadas e a confusão entre sonho e realidade é constante.

Afinal, é um conto sobre esse tão necessário amadurecimento,, mas foge do ordinário e é original, surreal e dramático ao mesmo tempo. No começo, talvez não seja tão fácil lidar com a estrutura com ar de descompromisso, contudo, ao conectar-se com isso, haverá recompensas. O longa é de 2013, mas foi um dos melhores filmes que vi no apagar das luzes de 2021. Importante ressaltar que, apesar dos risos inevitáveis que gera, não é um filme que vai lhe deixar necessariamente feliz no fim. Amadurecer não é tão fácil e pode ser deveras doloroso.

Aliás, se liga no trailer (em tailândês, tá?):

Ademais, veja mais:

Degustação e 5 estreias da Filmicca direto na sua casa

Moonfall | Veja os primeiros 5 minutos do novo filme de Roland Emmerich com Halle Berry

Turma da Mônica – Lições | Filme traz jornada de amadurecimento

1 Comment

Escreve o que achou!