Conecte-se conosco

Cinema

‘Capitão Astúcia’ entrega atuação genial de Fernando Teixeira no Festival Bananeiras de Cinema

Publicado

em

filme Capitão Astúcia festival bananeiras de cinema

“Capitão Astúcia” foi uma das gratas surpresas que tive no Festival Bananeiras de Cinema. Principalmente pela ótima atuação de Fernando Teixeira que vive esse super-herói diferente que ensina que nós escolhemos no que acreditamos.

O longa conta a história do avô (Fernando Teixeira) de Santiago, um ex-astro mirim conhecido como Kid Pianino (Paulo Verlings). O senhor decide se tornar super herói e a interação entre eles fornece muitas boas cenas, como a da bicicleta, ou tantas na kombi. São um avô e um neto se conectando em um momento crucial de suas vidas.

Santiago sofre pressão do pai para voltar a ser o Kid Pianino. Ele não quer, mas não tem forças para negar. Enquanto isso, começa a aprender com o olhar de seu avô que as coisas podem ser diferentes, mais especiais e coloridas, como nos quadrinhos. É possível escolhermos o caminho do lúdico, da astúcia positiva.

O bom roteiro de Filipe Gontijo é feito para Fernando brilhar, mas outras atuações também impressionam, como quando Nívea Maria aparece como Dulce, e seu doce olhar para o Capitão Astúcia. Sempre que aparece ela expressa uma naturalidade e um carinho extremo e envolvente, em especial para o carismático protagonista.

Aliás, veja o trailer, e continue lendo:

O filme teve exibição na noite da sexta-feira, dia 10 de novembro de 2023, no Festival Bananeiras de Cinema e foi ovacionado pelo grande público presente que deu muitas gargalhadas com as peripécias do Capitão Astúcia. A forma como o roteiro homenageia os quadrinhos desde o início, inclusive com ótimos planos do diretor (e roteirista) Filipe Gontijo fzem valer. Além disso, o longa aborda com eficiência o etarismo, alguns dos problemas da velhice, bem como seus pequenos prazeres. Mas é tudo com muito humor e aquele toque paraibano.

A teoria do Capitão Astúcia da ressonância universal, explicada no início ganha uma abordagem deveras interessante, e o filme ainda acaba viajando pela questão dos universos paralelos, contudo, de maneira criativa, sem os exageros da Marvel e afins.

A participação de Yudi Yamashiro como o vilão Akira Laser diverte. A trilha sonora de Sascha Kratzer e Rafael Maklon consegue fornecer a atmosfera perfeita dos filmes de super-heróis dos anos 80 e 90, fonte de onde Filipe bebeu bastante, juntamente com os quadrinhos. Como um fã de HQs, minha conexão com a película acaba sendo maior.

Por fim, sou um daqueles que escolhe acreditar na visão romântica do Capitão Astúcia, o qual, com sua coragem e vulnerabilidade, já entrou na minha lista de heróis favoritos e na eternidade do Cinema.

Ademais, leia:
Festival Bananeiras de Cinema fortalece a animação brasileira
Três vezes Naruto | O quanto você sabe sobre isso? Entenda
Crítica | ‘One Piece Film Red’ é bonito e impactante, entenda

Cinema

Tá escrito | Filme com Larissa Manoela estreia em 14 de dezembro

Elenco e equipe contam, em coletiva de imprensa, detalhes sobre o filme.

Publicado

em

coletiva tá escrito

Tá escrito é o novo filme de Larissa Manoela, que estará nos cinemas em 14 de dezembro. O longa, que conta, também, com André Luiz Frambach, Karine Teles e Victor Lamoglia, é uma comédia com direção de Matheus Souza. A produção é da Paris Entretenimento em coprodução com a Globo Filmes e Globoplay, e tem distribuição da Paris Filmes.

A saber, a sinopse é a seguinte: Alice acha que os astros erraram com ela, até que um dia recebe um livro em branco, apenas com instruções que prometem que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. Com o poder de influenciar a todos com as previsões que agora ela tem acesso, Alice se torna um fenômeno online, mas também deixa o mundo ao seu redor de cabeça para baixo.

Para exemplificar, fique com o trailer:

Astrologia

Na última segunda-feira (27), os atores Larissa Manoela, André Luiz Frambach e Karine Teles, e o diretor Matheus Souza participaram de uma coletiva de imprensa para falar um pouco sobre o filme. Além de falarem, claro, de sua ligação com astrologia. A protagonista, por exemplo, que é capricorniana, disse fazer sua revolução solar todos os anos. Já Frambach, aquariano, contou que não entendia muito sobre o assunto. Contudo, por causa do filme e por influência de Larissa Manoela, começou a conhecer.

Por falar em conhecer, Matheus Souza, o diretor, assim como André Luiz, conhecia o básico sobre astrologia. Porém, para escrever o filme (ele também é um dos roteiristas), estudou bastante em livros, vídeos e até conversando com pessoas ligadas à astrologia, estudiosas ou apenas amantes do assunto. Segundo ele, a escolha de conversar também com quem gosta do tema era para possibilitar o entendimento sobre astrologia para todos, e não somente apenas para quem entende profundamente. “É um filme identificável e diferente do que se vê hoje em dia.”, afirmou.

Karine Teles, leonina como o diretor, contou gostar muito de astrologia. Inclusive, disse fazer mapa astral anualmente há muito tempo. “Acho que é um jeito maravilhoso de a gente se conhecer, pensar a respeito da gente mesmo, das nossas relações, dos nossos familiares, dos nossos amores.”, disse a atriz.

poster ta escrito
Imagem: Divulgação.

Comédia para refletir

Tá escrito é declaradamente uma comédia. Todavia, Matheus Souza se preocupou, também, em levar uma mistura de gêneros para o longa. “É um filme que é um evento, porque há uma mistura de gêneros. Foi um esforço para resgatar o público para ir ao cinema assistir filme nacional.”, afirmou o diretor.

Karine Teles, que geralmente não faz comédias no cinema e na televisão, agradeceu por ter sido convidada a fazer esse filme, já que é fã do gênero. Segundo ela, a comédia é um canal de debate. “É um filme que vai trazer muitas reflexões. Acho que rir é um jeito muito bom de pensar sobre a vida, sobre o mundo.”, disse.

Além disso, a atriz ainda disse que é um filme que fará rir pessoas de todas as idades. Inclusive, ela contou que um dos motivos de entrar nesse projeto foram seus filhos, Artur e Francisco. Além de ser um filme que, finalmente, os dois poderão assistir, que já muitos dos trabalhos que faz não são para a idade dos gêmeos, os meninos deram força para a mãe quando ela contou que Larissa estaria no elenco. “A gente já tinha assistido outros filmes da Larissa juntos e quando falei que fui chamada para fazer um filme com ela, eles falaram: ‘Mãe, você tem que fazer’.”, contou.

Larissa Manoela

Sobre a estrela do filme, Karine ainda disse que ficou muito feliz em ver o nível de profissionalismo da atriz. Segundo a atriz, que interpreta a mãe virginiana de Larissa em Tá escrito, Larissa Manoela é muito profissional, séria e dedicada. Além disso, contou Karine, a jovem atriz também é muito comprometida com o trabalho e com as pessoas. Por isso gostou muito de trabalhar com Larissa.

Quem também ficou feliz de trabalhar com a atriz foi André Luiz Frambach. Noivo de Larissa na “vida real”, o ator, que já dividiu a tela com Larissa em Modo avião, conta que adorou a experiência. “É incrível trabalhar com o que a gente ama, que é a arte. E é mais incrível ainda trabalhar com o que a gente ama com quem a gente ama.”, afirmou.

Para Larissa também foi muito especial estar com André Luiz em cena. E, assim como os outros presentes na coletiva, a atriz está muito feliz com o resultado e ansiosa para que as pessoas vejam o filme, que traz diversos aspectos da vida que todas as pessoas passam.

Ficha técnica

TÁ ESCRITO

Brasil | 14 de dezembro de 2023

Direção: Matheus Souza 

Roteiro: Matheus Souza, Thuany Parente e Mariana Zatz

Elenco: Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Caroline Dallaros, Victor Lamoglia, Kevin Vechiatto, Richard Abelha, Hamilton Dias, Emira Sophia, Vittoria Tosi , Thuany Parente.

Participações especiais: Karine Teles e Cazé Pecini.

Produção: Paris Entretenimento 

Coprodução: Globo Filmes e Globoplay

Distribuição: Paris Filmes

Por fim, leia mais:

Quais são os quatro medos que nos impedem de viver? Novo livro da Principium ajuda a identificar e compreender

Xuxa é a artista homenageada da 10ª edição da CCXP 2023

Panini promove sessão de autógrafos e muito mais na CCXP 2023

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências