Uma das coisas mais impressionantes do filme O Exorcista do Papa (The Pope’s Exorcist) é o fato de ter como inspiração os arquivos reais do Padre Gabriele Amorth, Exorcista Chefe do Vaticano entre 1986 e 2016. Ainda por cima, o protagonista ganha vida através de Russell Crowe (Gladiador), em atuação razoável, na sua primeira vez em um filme de terror.
O Exorcista do Papa conta a história de Amorth enquanto investiga a possessão do menino estadunidense Henry (Peter DeSouza-Feighoney em boa atuação) , cuja família precisa ficar um tempo na Espanha para cuidar da Abadia que receberam de herança do falecido pai. O problema, o qual vão descobrindo aos poucos, é que essa abadia tem uma história antiga com a Igreja Católica e uma conexão com a inquisição espanhola.
O longa-metragem não assusta com suas cenas de terror e mais parece um filme de aventura ou ação do que horror. Ou seja, você não vai pular da cadeira e nem sentir tensão. No geral, segue uma fórmula comum, mas oferece alguns bons momentos, em especial com o humor do Padre Gabriele Amorth.
Em seguida, confira o trailer dublado, e siga lendo:
A direção de Julius Avery é sem grandes ousadias, assim como o roteiro, apesar da suposta surpresa sobre a ligação entre o caso de Henry e a Inquisição, uma suposição polêmica que, ao surgir, criou certo movimento nas cadeiras daqueles que assistiam.
As melhores partes da obra são os diálogos entre Amorth e outros integrantes do Vaticano, onde há reflexões sobre a existência do Bem e do Mal, e o papel da Igreja. A família estadunidense não convence muito, e é bem estereotipada, servindo somente como escada para o Padre Amorth batalhar pela sua alma.
Uma das virtudes do longa é conseguir criar curiosidade em cima das histórias escritas pelo padre exorcista. Em verdade, parece que o filme foi feito para isso, algo que salta na cena final, a qual deixa em aberto a possibilidade de sequências. Pode valer como entretenimento e para aqueles que se interessam pela história da Igreja Católica e as polêmicas em cima dos casos de exorcismo.
Enfim, O Exorcista do Papa estreia no dia 06 de abril nos cinemas brasileiros.
Ademais, veja mais:
Dicionário de Ciência da Religião | Conheça o livro que é marco epistemológico desse estudo
O Santo de Todos – A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret | Crítica