Conecte-se conosco

Espiritualidade

Dicionário de Ciência da Religião | Conheça o livro que é marco epistemológico desse estudo

Publicado

em

Dicionário de Ciência da Religião

A PAULUS Editora, em parceria com as editoras Paulinas e Loyola, apresenta ao público o “Dicionário de Ciência da Religião”, organizado pelos professores Frank Usarski, Alfredo Teixeira e João Décio Passos. A obra é considerada um marco epistemológico do estudo da Ciência da Religião.

O “Dicionário de Ciência da Religião” é resultado de cinco anos de trabalho que contou com a dedicação de 106 — autores entre brasileiros e estrangeiros. A obra possui 920 páginas com 303 palavras e 207 verbetes, sendo o primeiro lançado na língua portuguesa.

A presente publicação traz um conjunto de verbetes que sintetizam, catalogam e instrumentalizam o estudo científico da religião. De acordo com os autores, não se trata de um dicionário das religiões, pelo contrário, é um estudo da ciência da religião que futuramente poderá ser melhorado e ampliado a cada descoberta.

Relevância

Os verbetes presentes na obra foram elaborados por um grupo de estudiosos nacionais e internacionais que oferecem ao público as informações básicas sobre a história, estruturas conceituais e as aplicações acadêmicas de cada temática sistematizada. Este lançamento — considerado inédito no Brasil e Portugal —, é de grande relevância histórica na medida em que expõe um balanço geral das pesquisas e do estado da arte dos estudos da religião nos dois países.

De acordo com os autores, os tempos atuais exigem um maior conhecimento para um melhor diálogo com as diversas realidades religiosas da sociedade. Este volume é um marco no estudo científico da ciência da religião no Brasil, pois revela uma estreita ligação com a prática religiosa. Vale ressaltar que este dicionário contribui para um estudo mais aprofundado de características marcantes da religião do povo brasileiro.

Ainda segundo os organizadores, o “Dicionário de Ciência da Religião” deseja ser não somente uma ferramenta de trabalho para uma determinada área de conhecimento, mas, sobretudo, um marco epistemológico de um projeto que expressa, ao mesmo tempo, um ponto de chegada de certos domínios teóricos e metodológicos traduzíveis em conceitos distintos, maduros e úteis e um ponto de partida, no sentido de um balanço provisório que ali se apresenta, mas que pede sucessivas atualizações.

Estudo profundo

A publicação destina-se a estudantes de ciências da religião, estudantes de teologia, religiosos (as), agentes de pastorais e demais interessados no conhecimento sobre a Ciência da Religião. Em suma, o “Dicionário de Ciência da Religião” é uma contribuição histórica que irá favorecer os diversos trabalhos e apresentações sobre o tema, com base no pensamento científico de grandes estudiosos da área.

João Décio Passos é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), e Teologia pela Pontifícia Faculdade de teologia N.S. da Assunção (1991). É mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e também em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2009) além de doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Livre Docente em Teologia pela PUC-SP atua como professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor doutor do Instituto Teológico São Paulo.

Frank Usarski é doutor em Ciência da Religião pela Universidade de Hannover, Livre-Docente em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Assistente do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião na mesma Universidade.

Alfredo Teixeira é professor associado da Faculdade de Teologia. Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa. Mestre em Teologia Sistemática e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Ficha Técnica

Título: Dicionário de Ciência da Religião
Autores: Alfredo Teixeira, Frank Usarski, João Décio Passos
Coeditor: Edições Loyola / Paulinas
Acabamento: Brochura
Formato: 15,8 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 920
Área de interesse: Ciências da Religião/ Dicionários

Ademais, veja mais:

Resenha | ‘Coliseum’, um confinamento caótico nunca visto antes

Em seguida, confira 6 dicas de livros que levam esperança para 2021

Entrevista com o escritor Juan Molina Hueso | ‘Ansiedade é pecado no sentido de falta de confiança, incredulidade’

Cinema

‘Nosso Lar 2 – Os Mensageiros’ ganha nova data e primeiro filme voltará aos cinemas

Direção, produção e roteiro sob o comando de Wagner de Assis

Publicado

em

Nosso Lar 2

Os fãs do cinema brasileiro e das obras espirituais têm motivos para comemorar com a mais recente notícia da Star Original Productions. O lançamento de “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros” está oficialmente marcado para chegar aos cinemas em 25 de janeiro de 2024. A direção, produção e roteiro continuam sob o comando de Wagner de Assis, o mesmo responsável pelo sucesso do primeiro filme.

Além disso, para aumentar ainda mais a expectativa, a Star Original Productions e a Cinética Filmes anunciaram o relançamento do filme original “Nosso Lar” nos cinemas de todo o Brasil a partir de 28 de setembro. A iniciativa promete preparar o público para o próximo capítulo, apresentando também uma cena exclusiva de “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros” ao final da exibição.

Uma jornada espiritual nas telonas: veja abaixo o trailer, e siga lendo:

O universo dos filmes “Nosso Lar” tem inspração nas obras do médium Chico Xavier. O primeiro filme, baseado no livro de mesmo nome, retrata a trajetória de André Luiz, um médico que, após sua morte, desperta no mundo espiritual. Esse encontro com uma realidade além da vida é o ponto de partida para uma jornada de autodescoberta e transformação. O sucesso do filme de 2010, que atraiu mais de 4 milhões de espectadores, motivou a criação de uma sequência que explorará novos aspectos da vida no além.

O próximo filme da franquia, “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros”, é baseado no best-seller “Os Mensageiros”, psicografado por Chico Xavier e lançado pela FEB editora. A trama segue um grupo de espíritos liderado por Aniceto (Edson Celulari), que inclui o médico André Luiz (Renato Prieto). Juntos, esses mensageiros espirituais retornam à Terra com o objetivo de auxiliar no resgate de três protegidos, cujas histórias interconectadas enfrentam desafios iminentes. O filme trará um um elenco de peso, com nomes como Fábio Lago, Vanessa Gerbelli, Julianne Trevisol, Fernanda Rodrigues e outros talentos.

Ademais, leia:

Preto de Azul | Samba jazz que une Brasil e Cabo Verde está nas plataformas digitais

Arigó e o Espírito do Dr. Fritz | Livro conta a trajetória do médium que curou milhares

Crítica | Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências