Crítica | ‘Esquema de Risco – Operação fortune’ une ação e comédia

Em Esquema de Risco – Operação fortune o superespião Orson Fortune (Jason Statham) deve encontrar e parar a venda de uma nova tecnologia de armas usada pelo mediador de armas bilionário Greg Simmonds (Hugh Grant). Relutantemente, Fortune tem de se juntar aos melhor operativos do mundo (Audrey Plaza, Cary Elwes, Bugzy Malone), conseguindo recrutar ainda Danny Francesco (Josh Hartnett), a maior estrela de cinema de Hollywood, para os ajudar na missão internacional de salvar o mundo. 

Esquema de Risco – Operação fortune é um filme ótimo, que transita muito bem entre a ação e a comédia, não se levando a sério e arrancando risadas sinceras.
Ter o Jason Statham nessa posição é legal, pois o ator é a personificação do personagem de ação dessa geração. As cenas de luta são eficientes, divertidas e impactantes.

O diretor Guy Ritchie e Jason Statham retomaram uma parceria de longa data, desde Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998). Também fizeram Infiltrado (2021) e Snatch – Porcos e Diamantes (2000). Os atores Hugh Grant, Bugzy Malone e Josh Hartnett também já colaboraram com o cineasta em Infiltrado e Magnatas do Crime (2019).

Aliás, veja o trailer e siga lendo:

É uma sessão pipoca para toda a família, daquelas que nos divertimos vendo e bastante honesta com suas intenções. Aliás, temos que dar também créditos a Hugh Grant  como o mafioso Greg Simmons, que conduz de forma exagerada porém brilhante como um vilão caricato.

Esquema de Risco – Operação fortune é um cine pipoca 10/10, com uma pegada de referência aos grandes filmes dos anos 90 de ação. Ou seja, se você tem mais de 30 anos vai lembrar de Van Damme, Mel Gibson e Arnold Schwarzenegger (sim, eu confirmei no google o sobrenome para escrever certo, ok?).

Por fim, se você gosta de ação e prefere aquelas que não se levam tão a sério, esse filme é MUITO pra você. Além disso, ver na telona é uma ótima experiência, fazia tempo que não via algum filme de ação despretensioso e tão cheio de personalidade dessa forma.

Entretanto, o filme não tem algo para puxar para um segundo filme, contudo, mesmo que não tenha uma continuação, espero que lancem mais filmes com essa pegada pois é um formato que não sabia que fazia falta até ver este filme.

Esquema de Risco – Operação fortune chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira, 12 de janeiro.

Ademais, veja mais em:

Regra 34 | Filme que estreia em janeiro é destaque em festival internacional

Travessia | Espetáculo aborda a diáspora negra (viventeandante.com)

Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé

Escreve o que achou!