Monday, November 28, 2022

Retorno da Lenda | Entenda a volta dos que não foram em ótimo faroeste

O faroeste Retorno da Lenda (Old Henry), tem Tim Blake Nelson como protagonista (“Watchmen”, “Ollie, o Coelhinho Perdido”), em ótima atuação. Lembrei de um dos meus filmes preferidos, que vi muitas vezes durante a infância: Jovem Demais Para Morrer (Young Guns 2, de 1990), contudo, o estilo é mais para o clássico Os Imperdoáveis (Unforgiven, de 1992).

O filme acompanha um agricultor e seu filho Wyatt que vivem em uma casa isolada. Mas o velho Henry esconde um passado conturbado e procura criar o jovem de uma maneira mais simples. Esse é um dos destaques do longa, a relação entre pai e filho, as discussões, as discordâncias. Desde o início, Wyatt, vivido por Gavin Lewis, não entende as escolhas de seu pai, mas isso acontece pelo seu desconhecimento. A revolta do garoto é crescente e isso gera algumas das melhores cenas.

Certo dia, Henry encontra um homem baleado com uma bolsa de dinheiro e o leva para casa. Isso acaba mudando o caminho reto que o atual agricultor seguia já há muitos anos. Sendo assim, agora precisa reviver antigas aventuras e voltar a ser a lenda que foi um dia para proteger seu filho.

Pose para a foto

A fotografia do filme, por John Matysiak, é bonita e assertiva, principalmente no crepúsculo e nas difíceis cenas noturnas. O trabalho de Tim Blake Nelson como um homem bruto, rústico, estrategista, sério e inteligente é ótimo. O ator passa toda a naturalidade que precisamos para acreditar no seu personagem. Gavin Lewis também entrega com confiança o papel que tem, fazendo o contraponto necessário e ideal. A evolução do personagem fica nítida.

Os plot twists são bons e o diretor e roteirista, Potsy Ponciroli (“Ted K”) homenageia os grandes faroestes do passado com excelência. Mantém o tom de tensão, conduz bem a ação e fornece um dos melhores filmes do gênero dos últimos tempos.

A saber, o longa esteve na seleção oficial do Festival de Veneza de 2021 indicado na categoria “Graffetta d’Oro for Best Film”. Ainda por cima, levou a estatueta na categoria “Top Ten Independent Films” na premiação National Board of Review (NBR) Award.

Retorno da Lenda chega ao Brasil em 28 de outubro com distribuição da Synapse Distribution. Tem sabor de redenção e conta uma boa história. A produção estará disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro TV+ (antigo Claro Now), iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Alma de Cowboy | Netflix e o faroeste urbano
Crítica | A saber, ‘Era Uma Vez Um Sonho’ é elegia caipira emocionante na Netflix
Amigas para Sempre | Conheça a cativante Alameda dos Vagalumes

1 Comment

Escreve o que achou!