Super/Man: A História de Christopher Reeve, dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, é um documentário que conduz por uma jornada emocionante através da vida de Christopher Reeve. Foi ele o ator que eternizou o Superman nas telas e virou um símbolo de coragem e superação. A produção oferece um olhar íntimo sobre sua ascensão ao estrelato. Além disso, mostra a trágica reviravolta de sua vida após um acidente de equitação em 1995. Por fim, a luta que empreendeu para transformar a própria adversidade em um movimento de esperança.
A princípio a narrativa é envolvente e bem construída, sustentada por uma edição primorosa de Otto Burnham, que traz fluidez ao documentário. Inclusive as cenas iniciais já reverberam no coração de qualquer fã de quadrinhos e do cinema. O ritmo geral é dinâmico, mantendo o interesse do espectador do início ao fim.
A história de Reeve aparece com sensibilidade, misturando imagens de arquivo raras e depoimentos sinceros dos filhos e de figuras importantes do universo cinematográfico como Whoopi Goldberg, Susan Sarandon, e outras, oferecendo uma visão ampla sobre quem ele foi além do papel de Clark Kent. É lindo também conhecer mais da amizade dele com Robin Willians, figura importante na vida de Reeve e para o filme, claro. Bem como a super Dana Reeve, mulher que cuidava de toda a família e do ator. Ela era incrível.
Aliás, veja o trailer de Super/Man: A História de Christopher Reeve e siga lendo:
A força do filme reside em sua capacidade de emocionar sem cair em sentimentalismos. A direção de Bonhôte e Ettedgui sabe como dosar os momentos mais sensíveis, equilibrando a narrativa de ascensão com o peso da tragédia e a resiliência que surgiu após o acidente. Vemos o astro de cinema, mas também o homem que usou sua fama para lutar pelos direitos de pessoas com deficiência, enquanto enfrentava os desafios de sua nova condição física com uma determinação inspiradora.
A forma como a kryptonita aparece, a pedra que enfraquece o Superman, é poética. A produção da Passion Pictures e da Misfits Entertainment é um trabalho cuidadoso e respeitoso, que honra o legado de Reeve tanto no cinema quanto em sua jornada pessoal. O filme é um tributo a alguém que se recusou a ser definido por suas limitações, assumindo um novo papel: o de herói da vida real. Para quem se emociona com histórias de superação e deseja conhecer o lado humano do eterno Superman, Super/Man: A História de Christopher Reeve é realmente imperdível.
O documentário estreia nos cinemas brasileiros em 17 de outubro, com distribuição da Warner Bros. Pictures e depois vai para a HBO Max. Afinal, é uma experiência tocante e reveladora, que celebra a vida de um homem que, mesmo fora das telas, nunca deixou de ser um herói.
Por fim, veja:
O2 traz Francis Ford Coppola ao Brasil para lançamento de ‘Megalópolis’