Wednesday, September 28, 2022

‘Treze Vidas: O Resgate’ do melhor do ser humano

Imagina ficar 17 dias preso dentro de uma caverna inundada sem comida, sem saber do que está acontecendo fora, nem da passagem dos dias e noites. Na escuridão. Como sobreviver? Tem gente que duvida do poder da meditação. Numa noite chuvosa, pude ver o filme Treze Vidas: O Resgate (Thirteen Lives) sobre a história real que aconteceu em 2014, na Tailândia, quando um grupo de crianças e seu treinador de futebol ficaram presos em um sistema de cavernas subterrâneas.

A Copa do Mundo acontecia bem naquele momento. No começo da situação ouvimos notícias sobre a primeira fase, de grupos. Mais a frente, escutamos quando a Bélgica vence o Brasil. Enquanto isso, os voluntários e a equipe de resgate buscavam formas de salvar aquelas pessoas. O mergulho para chegar até elas é puro terror. Mais de seis horas por um labirinto subterrâneo. O filme é um drama potente. Quando vi estava cansado e com sono, mas fiquei tão entretido na história e na condução cinematográfica que precisei ir até o fim.

O treinador Ake, um ex-monge, instruía os meninos a meditar diariamente para que vencessem o medo, focassem na respiração e ficassem o máximo parados para poupar força. Incrível e lindo.

Precisão

Posteriormente descobri que o mergulhador Rick Stanton (que participou da produção) parabenizou pela precisão do filme, dizendo que só uma coisa foi diferente: na vida real, a visibilidade era zero lá embaixo. Além disso, os especialistas que foram supervisionar as filmagens afirmaram que esta foi a produção mais perigosa em que trabalharam.

O elenco dá um show, capiteaneado pela química entre Viggo Mortensen e Colin Farrell, que vivem, respectivamente, Rick Stanton e John Volanthen.  A relutância de Rick e sua perspicácia em união com a vontade de John dão o tom da coragem.

Aliás, impossível não mencionar a cinematografia subaquática feita por Sayombhu Mukdeeprom, que nos deixa imersos, acordados e clautrofóbicos junto com os mergulhadores. Ron Howard conduz com firmeza, sem cair no melodrama e mantendo a tensão até uma épica final de Copa do Mundo.

Treze Vidas: O Resgate traz à tona o melhor do ser humano, a união por um objetivo, por vidas. Está disponível na Amazon Prime e foi o melhor filme que vi nesse streaming até agora.

Ademais, leia mais:

Tales from the Loop | Contos do Loop é uma série sensacional da Amazon
Os Pássaros de Massachusetts | Longa gaúcho está na Amazon Prime Video
Il Buco | Frammartino contrapõe planos abertos esplêndidos com claustrofobia

Escreve o que achou!