Conecte-se conosco

Cinema

Um Preto Velho chamado Catoni | Sábio compositor é destaque na 15ª CineOP

Publicado

em

Um Preto Velho chamado Catoni, belo documentário

Um Preto Velho chamado Catoni é um filme de Valter Filé. Um documentário de aproximadamente 43 minutos, de 1998. Pude assistir graças a 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. A saber, conta a vida e obra do grande compositor Catoni, nome importante na história do samba carioca, mas nascido e criado no sertão de Ouro Preto. Aliás, ele diz que lá onde cresceu o sofrimento era alegria, pois essa era a única escolha.

Catoni é considerado um representante da cultura negra e conviveu com grandes nomes como: Candeia, Silas de Oliveira, Natal, Velha Guarda da Portela. Várias de suas músicas estão nas vozes de Elza Soares, Clara Nunes, Elizete Cardoso e outros.

O filme começa e termina em forma de música e é laureado por diversas composições de Catoni, inclusive, conhecemos as inspirações de muitas delas, o que é uma das melhores coisas do documentário. São canções populares que surgiram a partir dos acontecimentos da vida de Catoni.

Linha do Horizonte

A gratidão ao novo amanhecer está presente no que o compositor acredita e sua música dita. Com simpatia e uma alegria moldada em cima do sofrimento de anos de trabalho árduo. Em seguida, ele fala com amor do pai e do aprendizado que teve – da força da fé. “A reza não ocupa lugar, você sabendo rezar, tem tudo na vida” é um dos ensinamentos que gritam em forma de sussurro na voz macia de Catoni.

É ótimo poder ouvir ele mesmo contar de como conheceu as rodas de samba, a forma como foi recebido, as piadas. Além disso, o fatídico encontro com Candeia e outros mestres do samba. Certamente, é gostoso de saber como foi seu início na Portela, a grande janela, para o mundo do samba-enredo. Um Preto Velho chamado Catoni tem valor histórico, musical e cinematográfico.

Enfim, este filme faz parte da MOSTRA HISTÓRICA SESSÃO VÍDEO POPULAR, da 15ª CineOP, que segue até 7 de setembro de 2020, gratuitamente. Basta acessar o site www.cineop.com.br.

Ademais, veja o curta-metragem “Na Beira”:

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências