No verão de 2023, Greta Gerwig foi confirmada como diretora de dois filmes baseados em As Crônicas de Nárnia para a Netflix, pouco antes do lançamento de Barbie nos cinemas, que se tornou um dos maiores sucessos do ano. Embora detalhes sobre a produção permaneçam em sigilo, recentemente, Jason Isaacs sugeriu que o filme deve adaptar O Sobrinho do Mago, em vez do primeiro livro lançado por C.S. Lewis. Segundo a Bloomberg, a estreia do reboot de Gerwig está prevista para dezembro de 2026, mas ainda não há informações sobre o elenco ou a data de início das filmagens.
De acordo com o mesmo relatório, estão em andamento negociações para lançar o novo Nárnia em IMAX, uma possível mudança na estratégia tradicional da Netflix, que privilegia lançamentos via streaming.
Atualmente, a plataforma lança seus filmes em cinemas apenas para qualificações a prêmios, o que gerou críticas de cineastas e atores que buscam maior presença nas bilheterias. Guillermo Del Toro também sugeriu que seu próximo projeto com a Netflix, Frankenstein, terá exibição nos cinemas, mas detalhes sobre a duração da exibição ainda não foram divulgados.
O projeto de Gerwig é parte de um plano mais amplo da Netflix com a franquia de As Crônicas de Nárnia. Em outubro de 2018, a plataforma anunciou um acordo com a C.S. Lewis Company para desenvolver filmes e séries baseados nos livros. Esse anúncio encerrou os planos anteriores de adaptar A Cadeira de Prata, que estava em desenvolvimento desde 2013. Antes disso, a Walden Media havia planejado adaptar O Sobrinho do Mago em 2011, mas o projeto não avançou.
Assim como O Senhor dos Anéis, escrito pelo amigo de Lewis, J.R.R. Tolkien, As Crônicas de Nárnia é uma das franquias de fantasia mais queridas e disputadas por estúdios.
Publicada pela primeira vez em 1950, a série de sete livros já foi adaptada para TV, cinema e jogos. Entre 2005 e 2010, três dos sete romances ganharam versões cinematográficas (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada), arrecadando mais de 1,5 bilhão de dólares globalmente. Os filmes apresentaram um elenco estelar, incluindo William Moseley, Anna Popplewell, Georgie Henley, Skandar Keynes, Ben Barnes, e Tilda Swinton.
Se a Netflix for bem-sucedida onde outros estúdios falharam, os sete livros da saga poderão ganhar adaptações completas: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian: O Retorno a Nárnia, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata, O Cavalo e Seu Menino, O Sobrinho do Mago e A Última Batalha.
Enquanto aguardamos mais informações sobre essa aguardada adaptação, você pode assistir O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa no Disney+.
Siga-nos e confira outras notícias em @viventeandante