Curaçao | O show deve continuar! Ilha caribenha está aberta para o turismo

Com o avanço gradual da vacinação no Brasil, muitos viajantes já estão voltando a planejar suas próximas aventuras pelo mundo. Trazemos aqui um destino super recomendado a quem adora aquele visual que só as águas do Caribe podem proporcionar. Curaçao!

Curaçao é uma ilha localizada no sul da região do Caribe, e bem próxima ao continente sul americano (distante 70 quilômetros da costa venezuelana), ligada à Holanda. Apesar dessa relação, não se fala apenas o idioma holandês ali. Também são comuns na ilha o inglês, espanhol e papiamento (idioma local), o que facilita bastante a nós, turistas.

Na última semana, o Curaçao Tourist Board (CTB) realizou uma coletiva de imprensa para nos apresentar novidades para a ilha, tendo em vista o cenário pós-pandêmico que estamos vislumbrando, felizmente. Compartilho com vocês os destaques!

Atrações

Curaçao, como toda ilha que se preze, tem em seus atrativos naturais sua principal atração. São diversas praias rodeadas por águas cristalinas azuis e em temperatura super agradável (28 graus, em média), um autêntico deleite a seus visitantes, que podem praticar mergulho e outras atividades submarinas ou, simplesmente, relaxar nesse cenário especial.

Se você prefere manter os pés em solo firme é possível explorar a ilha. Temos ali incríveis parques naturais, cavernas, passeios de bike nas montanhas da região, entre outras atividades imperdíveis.

Curaçao
divulgação

Além disso, a quem admira culturas locais, uma ótima notícia: Curaçao preserva muito de sua história, oriunda desde sua colonização pelos holandeses. Sua arquitetura europeia, usando cores vivas e variadas, se destaca logo na chegada ao centro da ilha. E diversos museus e galerias de arte reforçam e mantem vivas parte das tradições de seu povo.

Gastronomia é outro forte de Curaçao. Cozinha de diversas partes do mundo está presente ali, além da tradicional culinária local, com forte foco em peixes e frutos do mar. Para quem adora aproveitar a noite, bares e boates para todos os gostos também fazem parte da rotina da ilha.

Protocolos de entrada

Como não poderia deixar de ser, Curaçao também foi fortemente impactada durante a pandemia, especialmente por se tratar de um destino que tem como principal fonte de recursos o turismo. Com foco na proteção de sua população e dos turistas, o número de infecções pela Covid-19 ali foi bem limitado, e a reabertura da ilha bastante planejada.

Hoje Curaçao está aberta ao turismo, mas com alguns protocolos que devem ser cumpridos por todos os viajantes, de acordo com seu país de origem. Existe uma classificação de risco para cada país emissor, definida pelo governo local, e quanto maior o risco, mais rígidos esses protocolos.

As classificações são:

  • Risco muito baixo
  • Risco baixo
  • Risco alto
  • Risco muito alto

No último dia 09 de junho, o governo local atualizou os países correspondentes a cada classificação. O Brasil está no grupo de “risco alto”. Sendo assim, os brasileiros que desejem viajar a Curaçao deverão completar os seguintes 4 passos:

  • Preencher o cartão digital de imigração online antes da partida
  • Nas 48 horas antes da partida preencher o cartão digital localizador de passageiros (PLC), que conterá informações pessoais, de saúde e sobre a viagem
  • Apresentar teste negativo de PCR realizado nas 72 horas antes da partida, com o envio do resultado antes da partida (maiores informações em dicardcuracao.com)
  • Realizar exame de antígeno no terceiro dia na ilha, em um laboratório local. A reserva e o pagamento do exame devem ser feitos antes do embarque a Curaçao, com os custos por conta do viajante

Obs.: Os requisitos acima são obrigatórios ainda que o viajante já esteja vacinado (e independente da vacina recebida).

Lembro que esses protocolos são periodicamente revisados e atualizados, portanto recomendo que se atualizem sempre pelo site oficial de Curaçao.

Como chegar a Curaçao?

A empresa Copa Airlines retomou no dia 05 de junho seus voos do Brasil a Curaçao, a princípio com duas saídas por semana. Essa é a melhor opção a quem tem planos de conhecer esse destino. Você pode fazer sua pesquisa aqui.

Bon Bini a Curaçao!

Bon bini significa “bem vindo” em papiamento, e é essa mensagem que a ilha dá a cada turista que a visita! Um destino solar, repleto de atrações para todos os gostos, onde cada um de nós pode se refugiar nesses tempos complicados, e sempre com a segurança que o momento exige. Assim é Curaçao!

Ademais, leia mais:

Dicas de onde ficar e onde comer em Monte Verde, na Serra da Mantiqueira
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Aparecida do Brasil | Enfim, documentário é grande reportagem sobre a imagem da santa

Escreve o que achou!