Sunday, September 25, 2022

Curso de Imigração Italiana ocorre em agosto na Mooca, São Paulo

No mês de agosto, no Museu da Imigração (MI), acontece o curso Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania. Será nos dias 20 (sábado), 21 e 28 (domingos), das 10h às 18h. Tendo como finalidade apresentar um resumo da história desse deslocamento para o Brasil, a atividade presencial será no auditório. Os interessados deverão se inscrever previamente – o investimento é de R$ 250.

A princípio, nas aulas, os participantes conhecerão informações gerais e dicas práticas sobre a árvore genealógica, com ênfase nos registros de migrantes italianos. Além disso, descobrirão certos aspectos do reconhecimento e da concessão da nacionalidade italiana. Dessa forma, será possível, de maneira independente, seguir na busca pelo conhecimento da própria identidade.

Oficinas

Compondo o cronograma do MI, que conta com eventos para todos os gostos e idades, a oficina Hina Ningyō acontecerá nos dias 13 e 27 (sábados), às 16h. Inspirada no festival japonês Hina Matsuri, a iniciativa incentivará a confecção de bonecos japoneses, os chamados Ningyō – que também podem ser conferidos na exposição temporária em cartaz Ningyō: arte e beleza dos bonecos japoneses.

A saber, na tradição japonesa, esses objetos têm o propósito de trazer proteção, saúde e sorte, além de serem símbolos da cultura oriental. Para tanto, a ação utilizará técnicas de dobradura e colagem, e, ao final, as criações poderão ser levadas para casa.

Herança

Aliás, outro atrativo de agosto será o festival Comida de Herança, que promove a sua 8ª edição nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo), das 10h às 18h, no jardim do Museu. O objetivo da curadoria é apresentar ao público marcas autorais de diferentes produtos, além de curso e oficinas. Conhecido, principalmente, pela seleção de pequenos produtores com receitas gastronômicas passadas de geração a geração, o projeto apresentará um leque variado de alimentos feitos para serem consumidos durante o evento ou degustados em casa.

Por fim, complementa a programação, ainda, a oficina Cartografias Afetivas, que acontecerá, igualmente, nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo), às 15h30. Partindo de perguntas como “quais os caminhos que te trouxeram até aqui?”, “existe uma cidade particular a cada um?” ou “quantas cidades cabem na cidade onde você mora?”, a ação educativa faz parte da Jornada do Patrimônio 2022 e convidará os participantes a traçar um roteiro de memórias sensoriais a partir de diferentes registros cartográficos da cidade de São Paulo. Com a Hospedaria de Imigrantes do Brás como centro e ponto de partida de lembranças, identidades e experiências, a ideia é estimular a criação de uma cidade particular de cada um.

Serviço

Curso Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania

Datas: 20, 21 e 28 de agosto

Horário: das 10h às 18h

Local: Auditório do Museu

Inscrição aqui

Oficina Hina Ningyō

Datas: 13 e 27 de agosto

Horário: 16h

Local: Sala de Acolhimento do Museu da Imigração

Festival Comida de Herança

Datas: 20 e 21 de agosto

Horário: das 10h às 18h

Local: Jardim do Museu da Imigração

Jornada do Patrimônio | Cartografias Afetivas

Datas: 20 e 21 de agosto

Horário: 15h30

Local: Sala de Acolhimento do Museu da Imigração

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

CEP: 03164-300

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local | Bicicletário na calçada da instituição | Não possui estacionamento | Próximo à estação Bresser-Mooca

www.museudaimigracao.org.br

Ademais, veja mais:

‘Silvio e os Outros’ é sobre um demônio real, sedutor e patético
Crítica | De Volta Para Casa (Tornare)
A arte da felicidade | Filme italiano traz sabedoria e espiritualidade nos rumos de um taxista

Escreve o que achou!