O premiado longa Curtas Jornadas Noite Adentro, de Thiago B. Mendonça, estreia dia 15 de setembro em circuito nacional, junto com o curta Belos Carnavais. O longa-metragem mergulha no cotidiano massacrante de jovens subempregados, e seus sonhos noturnos de libertação através da música. O curta que conta a história de um amor interditado no universo das velhas guardas do samba paulistano.
O filme é produzido pela Memória Viva Cine e distribuído pela Livres Filmes e fez sua première Mundial no DOCLisboa – Mostra Competitiva Internacional – Portugal, em 2021, e a nacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também em 2021.
O samba é a manifestação popular mais reverenciada entre tantos ritmos de matriz africana, mas o cinema ficcional brasileiro pouco se debruçou nele. Com exceções honrosas, e hoje clássicas, como Rio Zona Norte (1957), de Nelson Pereira dos Santos, e Natal da Portela (1988), de Paulo César Saraceni, poucos foram os filmes que trataram a cultura do samba e sua gente no cinema.
Sinopses
Curtas Jornadas Noite Adentro 104 min.
Sambistas paulistanos sonham em ser descobertos na cena musical. Alternando dias entre um cotidiano alienante e madrugadas libertadoras, acabam por encarar inesperadas jornadas. Mas, enquanto houver samba, a alegria continua.
Belos Carnavais 16 min.
Dadinho, um velho sambista, é levado por sua neta ao enterro de seu irmão, músico de uma Escola rival. Neste percurso uma história de rivalidade, samba e traição emerge do passado.
Ademais, veja mais:
Outros Caras lançam clipe colaborativo ‘Fé (É preciso ter)’
Projeto Plus No Samba RJ | Inclusão social e representatividade com mulheres plus size