A DarkSide Books fez sua estreia na Bienal do Livro Rio 2025 em grande estilo e arrebatou o público com um dos espaços mais visitados do evento. Batizado de Casa Dark, o estande da editora recebeu cerca de 100 mil visitantes ao longo dos dez dias da feira e se destacou por oferecer uma verdadeira imersão no universo do terror, da fantasia e do suspense. A experiência foi reconhecida com o prestigiado Prêmio Alfredo Machado, concedido pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Estive na Bienal cobrindo o evento e realmente fiquei impressionado com o espaço, assinado em parceria com a MDDA, Retina78 e a própria editora. Chamava muita atenção pela riqueza cenográfica, incluía desde um necrotério até uma videolocadora retrô, e pela presença constante de cosplayers, personagens famosos do catálogo e uma réplica da boneca Annabelle. Era sempre o estande mais cheio, com filas, dando brindes, e movimentando o Pavilhão 4 do Riocentro.
Aqui no Vivente Andante sempre fomos muito fãs da editora Darkside Books e fizemos algumas resenhas sobre seus livros, como o excelente Ed Gein, Carmilla, e vários outros.
Mais do que estética, a Casa Dark consolidou o vínculo da editora com sua base fiel de leitores, os chamados DarkSiders. A editora conseguiu transportar sua força para o mundo físico em um estande que ofereceu cenários interativos, ativações especiais, loja com livros colecionáveis e encontros com dezoito autores convidados.
Entre os nomes que passaram pelo espaço estiveram Ilana Casoy, Jessica Roux, Agustina Bazterrica, André Diniz, Jess Lourey, Julie Berry, Valentina Toro, Cesar Bravo e o mangaká Nagabe, todos recebidos com bastante entusiasmo por fãs de diversas vertentes literárias — de terror e true crime até magia, romance, thriller psicológico, mangás e literatura clássica.
A DarkSide também apresentou uma exposição de ilustrações raras de “Alice no País das Maravilhas” do século XIX. Não à toa, a obra de Lewis Carroll foi um dos grandes sucessos de venda no estande, ao lado dos títulos Lady Killers: Assassinas em Série, Ed & Lorraine Warren: Demonologistas e Floriografia: A Linguagem Secreta das Flores, da autora Jessica Roux, que participou de sessões de autógrafos e bate-papos com o público.
Afinal, com esse impacto, a DarkSide mostra que o amor pelos livros pode ser sensorial, visual e afetivo, conectando literatura, estética e experiência de marca em um dos maiores eventos editoriais do país.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !