Estive presente na gala de abertura da 26ª edição do Festival do Rio e tive a oportunidade de conversar com Indira Nascimento, Roberto Birindelli e outros artistas que compareceram ao evento. Já havia assistido ao filme “Emilia Pérez” na cabine de imprensa e posso dizer que é uma obra envolvente e bem executada (confira aqui a crítica completa).
A noite foi marcada por uma série de acontecimentos importantes. O filme “Emilia Pérez”, dirigido por Jacques Audiard, teve sua exibição no Cine Odeon – CCLSR, e mais de 500 convidados, entre artistas, personalidades e produtores, estiveram presentes. O ator Aílton Graça comandou a cerimônia, que refletiu o espírito de renovação do festival após o impacto da pandemia, como enfatizou Ilda Santiago, diretora-executiva do Festival.
Aliás, dê o play e confira no podcast Álvaro Tàllarico entrevista o papo com Indira Nascimento:
A assinatura do acordo de cooperação audiovisual entre Brasil e França, que aconteceu mais cedo no Armazém da Utopia, também foi um dos grandes destaques do dia. A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente para formalizar o acordo, acompanhado de figuras importantes do setor audiovisual de ambos os países.
A seguir, confira os destaques de sexta-feira (4) no Festival do Rio 2024:
Estação NET Rio 5
Mostra: A Cinemateca é Brasileira – Resistências Cinematográficas
- 19h15 – O que é Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto – Com a presença de convidados.
Estação Net Botafogo
Mostra: Premiere Brasil – Hors Concours
- 19h00 – Precisamos Falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz. Com Marjorie Estiano, Alexandre Nero, Emílio De Mello, Hermila Guedes, entre outros. Sessão com presença de elenco e convidados.
- 21h30 – Transamazônia, de Pia Marais. Sessão com a presença de convidados.
Estação Net Gávea
Mostra: Première Brasil: Retratos Longa-Metragem
- 18h15 – Janis – Amores de Carnaval, Memórias de Ricky Ferreira e Convidados, de Ana Isabel Cunha. Sessão com a presença de convidados.
Mostra: Première Brasil: Competição Novos Rumos Longa-Metragem - 18h45 – A Procura de Martina, de Márcia Faria + E Seu Corpo É Belo, de Yuri Costa. Sessão com a presença de convidados.
Mostra: Premiére Brasil: Competição Longa-Metragem Documentário + Competição Curta-Metragem - 19h15 – Mambembe, de Fabio Meira + Minha Mãe É uma Vaca, de Moara Passoni. Sessão com convidados.
Mostra: Premiére Brasil: O Estado das Coisas - 21h30 – No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut. Sessão com convidados.
Mostra: Premiére Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção - 21h45 – Os Enforcados, de Fernando Coimbra. Com Leandra Leal, Irandhir Santos, Thiago Tomé, PêPê Rapazote e Ernani Moraes. Sessão com convidados.
- Afinal, para a programação completa e informações adicionais, visite o site oficial do Festival do Rio.
Por fim, veja:
Saiba o que ver no Festival do Rio: Première Latina
Dicas do Festival do Rio: saiba o que ver no Panorama Mundial