Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. A princípio, isso começou em 1945 para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO). Porém, passou a ter celebração mundialmente só em 1981, com a temática “A comida vem primeiro”.
O evento coletivo traz à luz a segurança e insegurança alimentar, a fome e a desnutrição mundiais e junta esforços, com mais de 150 países participantes, para a erradicação da fome e alimentação acessível no mundo.
Com isso, nesta data, ocorrem eventos acadêmicos, artísticos e esportivos ao redor do globo em prol de conscientizar e visibilizar a condição alimentar no mundo. Assim, reúnem-se ONG’s, governos, mídia, jornalistas e público em geral.
Cada ano um tema é escolhido no intuito de ampliar o debate central às mais variadas áreas de atuação. Desse modo, assuntos como A luta contra a fome e a desnutrição (1996), O clima está mudando, alimentação e a agricultura também (2016) e Dietas saudáveis para um mundo de #fomezero (2019) e muitos outros já serviram de pauta. Por conta do atual cenário pandêmico, houve uma preocupação em se pensar o futuro da alimentação mundial e o tema deste ano é Cresça, alimente, sustente. Juntos.
Aliás, para saber mais sobre o Dia Mundial da Alimentação, acesse o site oficial.
Campanha ‘Gente é Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome’
Organizada pelo Coletivo Banquetaço, a campanha Gente é Feita Pra brilhar, Não Pra Passar Fome lançou a Semana Mundial da Alimentação, que começou na segunda-feira (12) e vai até o dia 18 de outubro como um recorte ao Dia Mundial da Alimentação. Além disso, o evento conta com mais de 100 organizações do terceiro setor e com a sociedade civil.
Assim, com o intuito de fazer uma chamada à questão alimentar e levantar formas de enfrentamento coletivo à fome no Brasil, a campanha conta com conferências on-line com nutricionistas, pesquisadores e cozinheiros. Posteriormente, no final de semana (17 e 18) haverá a ação social Marmitaço no qual diversos chefs distribuirão refeições em várias capitais brasileiras. Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o Gente é Pra Brilhar
Mulheres do Fim do Mundo
O Mulheres do Fim do Mundo: encontro latino-americano de ativismo alimentar e meio ambiente está na programação do Gente é Feita Pra brilhar, Não Pra Passar Fome e acontecerá neste 16 de outubro, a partir das 20h, pelo Zoom e pelo Facebook do Planeta Ella. Dessa forma, cozinheiras, agricultoras, ativistas, mães, pesquisadoras, indígenas, quilombolas da América Latina e Caribe que irão debater sobre meios alternativos para que haja acesso à alimentação coletiva e muito mais.
Enfim, o encontro é uma parceria entre a Xepa Ativismo, rede de ativismo alimentar, e o Planeta Ella, rede feminista internacional que engloba lutas feministas e promove encontros com temáticas de gênero e interseccionalidade pela América Latina.
Por fim, além desse evento, ainda haverá outros pelo país em prol do Dia Mundial da Alimentação. A saber:
Webinário: Impacto da pandemia na (IN) Segurança Alimentar e Nutricional do estado de Mato Grosso. Cuiabá/Mato Grosso (16/10/2020)
Dia Mundial da Alimentação CRN-4. Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos: vinculação a diversidade. Rio de Janeiro 16/10/2020
Dia Mundial da Alimentação Brasil – evento digital. Brasília, Brasil 16/10/2020
Lanzamiento del libro de la Campaña (Jornada) de la Educación Alimentar y Nutricional 2019. Brasília 16/10/2020
Afinal, assista ao trailer oficial do Dia Mundial da Alimentação: