Conecte-se conosco

Cultura

Socioagrobiodiversidade | Evento traz Arte, Educação e Cultura

3ª edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade tem ainda a Feira Biocultural, a Roda de Conversa, Exposição Fotográfica e Oficina Socioeducativa

Publicado

em

Socioagrobiodiversidade

Manifestações culturais e experiências baseadas em processos colaborativos vão apresentar a diversidade ancestral brasileira, na 3ª edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade, que acontecerá no sábado, dia 8 de abril, em Nova Friburgo. Com a temática “Arte, Educação e Cultura”, nessa edição haverá ainda a Feira Biocultural, a Roda de Conversa, Exposição Fotográfica e Oficina Socioeducativa, no espaço da Usina Cultural e tem entrada gratuita.

Folia de Reis, Jongo, Mineiro-pau, os palhaços Moitas (da localidade de Rio Bonito de Lumiar), corais de cantos e música prometem encantar o público ao resgatar a ancestralidade através de instrumentos, como tambores. E ainda, sob os aspectos da socioagrobiodiversidade, com artes e artesanatos feitos a partir da matéria-prima natural, fibras naturais, sementes.

Nesse sentido, a mostra objetiva apresentar a cultura popular sob o viés da ancestralidade e com base no conceito da socioagrobiodiversidade, de forma oposta ao puro entretenimento, divulgando experiências como processos colaborativos e mutirões. Dentre as apresentações: o cortejo percussivo Baque Rebate das Montanhas (Maracatu) e Odu Axé (Dança Afro) e ficarão por conta de Emerson Santana e Moara Ananindeua.

Feira

Simultaneamente acontece a Feira Biocultural com a participação de cerca de 20 expositores e já está com inscrições abertas para as duas últimas edições, com as temáticas Paisagens, águas e florestas e Luta pela terra. As inscrições são gratuitas. Os critérios de participação estão disponíveis em um formulário, cujo link está divulgado nas redes sociais da mostra: FACEBOOK /socioagrobiodiversidade.nf e Instagram @socioagrobiodiversidade_nf.

Do mesmo modo haverá exposição fotográfica com obras dos acervos pessoais de Alê Rifan, Marcella Azal, Marcelo da Graça, Patrick Nogueira, Pedro Kiua e Regina Lo Bianco. E Oficina Socioeducativa com Marjorie Botelho e Luiza Borba (Ecomuseu Rural e Tesouros da Terra) com “Experiências de Educação Patrimonial em territórios rurais: Vivência Interativa”.

Conversa

Além disso, haverá Roda de Conversa com a participação de Patrick Nogueira (Projeto Circo Viva) falando sobre o “O circo no imaginário cultural rural Fluminense”; Leonardo Voigt  (UFRRJ/CEFFA CEA Rei Alberto I) sobre os “Aspectos Culturais da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo: cultura, arte e educação em perspectivas decolonial”; Felipe Knupp (Folia de Reis N. Sra. de Fátima) que conversará sobre o resgate da Folia de Reis e Mineiro Pau. A mediação fica a cargo de Silvia Araujo, arte-educadora, atriz, pedagoga, pesquisadora da Cultura popular Brasileira e integrante da Companhia Arteira.

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na rede com Scheila, tem patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta ainda com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão – DAEXT), com o Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais; com a Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar- Rebio, e com os projetos Takakurando, Organokits,  Reciclotrom  e Instituto Araticum.

SERVIÇO

1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade

Tema da 3ª edição: “Arte, Educação e Cultura”.

9h – Abertura

9h às 19h – Feira Biocultural e Exposição Fotográfica

10h às 12h – Oficina Socioeducativa (terraço)

14h às 16h – Roda de Conversa (salão nobre)

17h – Expressão Cultural (teatro)

19h – Encerramento

Data, hora e local: 09 de abril de 2023 (sábado) / 9h às 19 horas / Local: Usina Cultural Nova Friburgo.

Classificação: Menores de 16 anos acompanhados do (a) responsável.

Entrada franca.

Facebook.com/socioagrobiodiversidade.nf

Instagram.com/socioagrobiodiversidade_nf/

Relações públicas, professora de Yoga, empreendedora sustentável com o @fioorganico e vegana, compartilhando o que tenho visto, lido, ouvido e experienciado pelas minhas andanças. Segue lá: @pabittencourt

Cultura

CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN

A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.

Publicado

em

Grissom e Sara em CSI: vegas

Quem hoje é viciado em podcasts e séries de crimes reais decerto foi ávido espectador de séries policiais. Pois uma das primeiras séries dos anos 2000 está de volta. Na verdade. Está com um spin-off. Dia 5 de outubro estreia CSI: Vegas, série derivada do primeiro CSI: Crime Scene Investigation, que também se passava na cidade. A produção acompanha as investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos. O programa popularizou o gênero ao redor do mundo, tornando-se a série mais assistida dos EUA em 2005 e arrebatando seis prêmios Emmy em mais de uma década de história.

Nova trama, velhos personagens

Após sete anos sem novos episódios, a equipe está de volta, com uma ameaça que coloca o laboratório criminal em perigo. Põe, também, em cheque casos solucionados no passado. O novo time de investigadores retorna à cidade do pecado, onde tudo começou, e vai implementar técnicas forenses de ponta para preservar e servir a justiça no local.

Gil Grissom (William Petersen), entomologista forense e encarregado do Laboratório Criminal de Las Vegas nas primeiras nove temporadas do programa original, vai sair de sua aposentadoria iniciada em 2008 e voltar ao laboratório após um grande amigo sofrer um atentado e precisar da sua ajuda. Quem também está de volta é Sara Sidle (Jorja Fox). Ela havia renunciado ao cargo de diretora do Laboratório para se reunir com seu ex-marido Grissom, mas a mesma situação a faz retornar para a equipe em busca de justiça e respostas.

Elenco renovado

Porém, novos profissionais irão se unir à Grissom e Sara. Na verdade, os veteranos irão se juntar à equipe atual. Maxine “Max” Roby (Paula Newsome) é a supervisora do turno noturno do Laboratório e atual comandante dos CSIs. Joshua Folsom (Matt Lauria) é o investigador nível III que lidera os casos de perícia. Completam o time Allie Rajan (Mandeep Dhillon), uma imigrante que parte para Las Vegas para realizar o sonho de se tornar uma CSI nível II, como também Chris Park (Jay Lee), nível I que vai auxiliar o time nos novos desafios.

Quem aí já está doido pra ouvir as primeiras notas de “Who Are You”, da banda britânica The Who, e sentir os pelos arrepiarem? CSI: Vegas, criada por Anthony E. Zuiker, chega ao Brasil com exclusividade no AXN na, quinta-feira, às 22h.

Por fim, leia mais:

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Conheça ‘Toda luz que não podemos ver’, a nova minissérie da Netflix

Direção de Fotografia, o que é e para que serve

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências