A Bienal do Livro 2023 está lotada todos os dias e promete muito mais para o feriado prolongado no Rio de Janeiro. É aquele tipo de evento inesquecível para os amantes da literatura e da cultura.
O maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, a Bienal, apresenta uma programação intensa para todos os públicos durante o feriado prolongado. Entre os destaques do feriadão, as discussões sobre “Refundar o Brasil” em 7 de setembro, com a participação de Aílton Krenak, Eliane Brum, Miriam Leitão, Laurentino Gomes e Ynaê Lopes dos Santos; além de uma conversa entre Carla Madeira e o escritor português Valter Hugo Mae sobre “Escritas do Coração”.
Na sexta-feira, dia 8, a programação traz Thalita Rebouças, Babi Dewett e Nina da Hora, entre outros, encerrando o dia com o novo formato de ‘Sextou com Simas’, onde o professor e escritor Luiz Antonio Simas transforma o Café Literário em um autêntico botequim carioca. Para as crianças, o grupo Lona na Lua apresenta música e espetáculos circenses em diferentes horários, recriando “Dom Quixote” com cenários e figurinos feitos de materiais reciclados e sucata.
Importante sugerir que você vá até o setor de autores independentes ao lado do Café Literário e também no Artist´s Alley. Ambos tem grandes artistas e quadrinistas. Logo na entrada, à esquerda, tem uma exposição de quadrinhos da Turma da Mônica. Outro destaque é a homenagem ao Paulo Freire.
Em seguida, destacamos algumas das sessões e atrações que acontecerão na Bienal nos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro.
Dia 7 de setembro:
11h – Palavra-Chave: “ALÉM DO TEMPO”
Explore a evolução da representação do amor ao longo dos tempos com autoras que transitam entre romances de época e contemporâneos. Descubra os segredos para encantar leitores enquanto exploram diferentes períodos da história. Atrações incluem Sara Fidélis, Paola Aleksandra, Taty Leite e Babi A. Sette.
14h – Café Literário: “EM PRIMEIRA PESSOA: AILTON KRENAK”
Ailton Krenak, renomado autor e defensor dos direitos dos povos indígenas, compartilhará sua trajetória e visão sobre a relação entre humanidade, natureza e vida. Prepare-se para uma conversa inspiradora com Orlando Calheiros.
Dia 8 de setembro:
18h – Café Literário: “SEXTOU COM SIMAS”
Luiz Antonio Simas, professor e escritor, transforma o Café Literário em um botequim carioca, onde literatura brasileira e cultura popular se encontram. Com convidados especiais, esta sessão trará alegria e reflexões sobre como encantar o cotidiano. Participam Luiz Rufino, Luiza Souza e Leandro Vieira.
Dia 9 de setembro:
13h – Palavra-Chave: “BLAKE CROUCH EM CONVERSA COM ALICE BRAGA”
Não perca a conversa entre o prestigiado escritor e roteirista norte-americano Blake Crouch e a talentosa atriz Alice Braga. Eles discutirão suas obras, lançamentos e a adaptação de “Matéria Escura”. Uma oportunidade única para os fãs de literatura e cinema.
18h – Café Literário: “MEDITAÇÃO: UMA PAUSA PARA O CUIDADO – HELENA GALANTE ENTREVISTA MONJA COEN ROSHI”
Em um mundo agitado, a Monja Coen Roshi nos guiará por uma meditação coletiva e, em seguida, conversará com a jornalista Helena Galante sobre a importância do cuidado em tempos de agitação. Uma experiência de tranquilidade e reflexão.
Dia 10 de setembro:
14h – Café Literário: “DIÁSPORAS E RAÍZES”
As autoras Yara Nakahanda Monteiro e Bianca Santana, juntamente com a poetisa Stephanie Borges, discutirão legados familiares, memória e pertencimento na literatura contemporânea. Uma oportunidade de explorar como eventos históricos moldam as vidas das pessoas comuns.
19h – Palavra-Chave: “RITA LEE: UMA HOMENAGEM”
Para encerrar a Bienal com chave de ouro, celebraremos a vida e obra de Rita Lee, a rainha do rock brasileiro. Junte-se a Guilherme Samora, Mel Lisboa, Kamille Viola e Nina Becker para uma homenagem emocionante a uma das maiores artistas da história do Brasil.
Prepare-se para uma Bienal do Livro repleta de inspiração, reflexão e celebração da literatura e da cultura. Não perca essas incríveis sessões e atrações que farão parte desse evento inesquecível!
Como chegar na Bienal do Livro
Durante esses dias, a Bienal manterá seu horário de abertura às 9h, estendendo-se até às 22h. Para chegar, uma das opções é usar o Metrô até a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, integrado com o BRT. A Prefeitura montou uma operação especial para o feriado e o fim de semana, e o BRT terá uma linha dedicada (SE010) das 9h às 21h, partindo do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, que fica mais próxima da entrada da Bienal.
O embarque para a Bienal do Livro Rio, saindo dos terminais Jardim Oceânico, Alvorada, Recreio, Paulo da Portela e Centro Olímpico, além da estação Morro do Outeiro, terá uma sinalização especial para os passageiros que vão de BRT. A Bienal continuará até o próximo domingo, dia 10.
Aliás, saiba mais sobre a Bienal do Livro 2023 no vídeo abaixo:
Por fim, leia mais:
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
Artist’s Alley é destaque na Bienal do Livro 2023 | Confira entrevista com Tarcísio Ferreira
Bienal do livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 2)