Conecte-se conosco

Cinema

Festival do Rio 2022 | Confira as dicas de primeira para a segunda

Publicado

em

dicas festival do rio 2022 clube dos anjos

O Festival do Rio 2022 começa sua segunda semana com filmes para toda a família ao longo dos próximos sete dias. O evento acontece até o dia 16 de outubro, domingo.

A princípio, a segunda, dia 10, começa cheia de expectativas com o documentário Elis e Tom, de Roberto de Oliveira, com presença de convidados. Outro ponto alto do dia é a estreia de Johnny Massaro como diretor em Cozinha.

A programação completa do Festival do Rio está disponível na Revista.

Em seguida, veja alguns dos destaques desta segunda-feira:

SEGUNDA: 10/10

Estação NET Gávea

19:15: Nossa Pátria Está Onde Somos Amados (Première Brasil Competição)

Sinopse: Nossa Pátria Está Onde Somos Amados é um documentário que vê a língua como diversas expressões e pátrias diferentes que as abrigam no português, através de alguns personagens: um xamã yanomami que foi a São Paulo para dizer o quanto percebe o português como uma ameaça; um rapaz que escala a torre de um relógio para pichar a frase do título; e o ativista Krenak que foi até a Rússia para encontrar os restos mortais de sua língua.

Direção: Felipe Hirsch

Classificação: Livre

20:45h: A Cozinha (Première Brasil – competição – Novos Rumos)

Sinopse: Na tentativa de superar a depressão, Miguel convida Rodrigo para jantar em sua casa após 15 anos sem contato. No dia do encontro, Letícia, ex de Miguel, aparece sem ser convidada. A atmosfera desagradável se intensifica quando Rodrigo chega acompanhado de Carla, sua noiva. Mas, à medida que o álcool entra em ação, a libido aumenta e a vergonha desaparece. É quando Letícia brinca sobre a sexualidade de Miguel, trazendo à tona uma antiga memória que redefine drasticamente a noite.

Direção: Johnny Massaro

Classificação: 16 anos

21:15h: EO (Panorama Cinema Mundial)

Sinopse: EO é uma fábula que mostra a Europa contemporânea pelos olhos de um burro cinza. Dotado de espírito curioso e olhar melancólico, ele vive como artista de circo antes de embarcar numa jornada incrível que passa pela Itália e pela Polônia. Seleção oficial do Festival de Cannes 2022.

Direção: Jerzy Skolimowski

Classificação: 14 anos

21:45h: Paloma (Première Brasil – competição)

Sinopse: Decidida a se casar na igreja, como manda a tradição, Paloma economiza para pagar a festa. No entanto, o padre se recusa a celebrar o matrimônio pelo fato de Paloma ser trans. E ela terá de encarar o obscurantismo dos vizinhos.

Direção: Marcelo Gomes

Classificação: 14 anos

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

19:30h: Elis e Tom: Só tinha de ser com você (Première Brasil – Retratos)

Sinopse: Elis & Tom – Só tinha de ser com você apresenta imagens da gravação do antológico álbum que juntou Elis Regina e Antonio Carlos Jobim, em 1974. O documentário gravado pelo produtor Roberto de Oliveira apresenta registros dos bastidores em Los Angeles (EUA), guardados desde então.

Direção: Roberto de Oliveira

Classificação: Livre

21:45: O Menu (Panorama Cinema Mundial)

Sinopse: Um jovem casal visita um restaurante exclusivo em uma ilha remota onde o aclamado chef prepara um delicioso menu e algumas surpresas chocantes.

Direção: Mark Mylod

Classificação: 16 anos

DEBATES:

13H30 – Perlimps, de Alê Abreu+ curta Peixes não se afogam (Anna Azevedo)

16h – Paterno, de Marcelo Lordello

Estação NET Botafogo

19h: Clube dos Anjos (Première Brasil – Hors Concours)

Sinopse: Um grupo de velhos amigos vê os laços de amizade restaurados em um nababesco banquete proporcionado por um cozinheiro misterioso. Porém, depois da noite mágica de gula e alegria, um deles amanhece morto.

Direção: Angelon Defanti

Classificação: 14 anos

Ademais, leia mais:
Crítica | ‘Cesária Évora’ evoca a saudade no Festival do Rio
Crítica | Floresta Vermelho Escuro: Monjas Budistas no Tibet
Festival do Rio | Pré-estreia de Império da Luz e abertura do festival

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023

Serão 10 filmes do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais

Publicado

em

Aguas Do Pastaza ecofalante 2023 SEMEIA

Como parte da programação da SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, o equipamento cultural exibirá 10 filmes da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

A princípio, as sessões acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho e contarão com acessibilidade para pessoas surdas. No dia 7, uma das produções contará também com Closed Caption e, no dia 8 de junho, no feriado de Corpus Christi, a exibição terá, ainda, com Closed Caption, audiodescrição e Libras.

Destaques

A programação da mostra abre no dia 6 de junho com o filme “Águas do Pastaza”, sobre a comunidade Suwa, localizada na fronteira entre o Equador e o Peru.

No dia 7, os curtas “Dia de Pesca e de Pescador” e “Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada” falam sobre como o brincar está inserido no dia a dia das crianças indígenas e como o cotidiano dessas comunidades se reproduzem de forma lúdica.

“Crescer onde nasce o sol” se passa numa comunidade onde o brincar parece não ter lugar e este ato se torna quase uma ação de resistência pelas crianças que, brincando, sonham com um futuro melhor. Por fim, “Aurora, a Rua que Queria Ser Rio” traz a história de um rio reprimido e canalizado para dar lugar ao “progresso”.

No dia 8 de junho, o documentário “Mata” abordará a resistência de um agricultor e uma comunidade indígena diante do avanço das plantações de eucalipto. A sessão será a única com Closed Caption, audiodescrição e Libras. Para encerrar, o último dia abre com “Borboletas de Arabuko”, que retrata o ofício de cultivadores de borboletas no Quênia e como essa prática incomum acabou ajudando a preservar a maior e última floresta remanescente da África Oriental. Em seguida, “Movimento das Mulheres Yarang” documentou a história de um grupo de mulheres do povo Ikpeng, que formou um movimento para coletar sementes florestais e restaurar as nascentes do Rio Xingu, que passa por suas aldeias. Por fim, “Meu Arado, Feminino”, destaca a pluralidade feminina do campo e seu elo com a natureza.

SEMEIA

De 5 a 11 de junho, a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, trará uma programação com rodas de conversa, oficinas, filmes, ativações artísticas e shows. Afinal, o objetivo é promover trocas e aprofundamentos sobre temas como preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, crise climática, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrição antecipada porque estão sujeitas a lotação.

Em seguida, confira a programação da Mostra Ecofalante durante a SEMEIA:

6 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Filme Águas de Pastaza (Inês T. Alves, Portugal, 60′, 2022) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

7 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Dia de Pesca e de Pescador (Mari Corrêa, Brasil, 2015, 3′) *com Libras

Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada (Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini, Brasil, 2016, 19′) *com Libras

Crescer onde nasce o sol (Xulia Doxágui, 2021, Brasil, 13′)*com Libras e Closed Caption

Aurora, a Rua que Queria Ser um Rio (Redhi Meron, 2021, Brasil, 10′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

8 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Mata (Fábio Nascimento, Ingrid Fadnes, 2020, Brasil / Noruega, 79′) *com Libras, Closed Caption e audiodescrição

Onde: Observatório

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

9 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Onde: Observatório

As Borboletas de Arabuko (John Davies, 2020, Reino Unido, 10′) *com Libras

Yarang Mamin – Movimento das Mulheres Yarang (Kamatxi Ikpeng, 2019, Brasil, 21′) *com Libras

Meu Arado, Feminino (Marina Polidoro, 2021, Brasil, 21′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências