Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
EspetáculosMúsicaNotícias

Duo Santoro celebra 30 anos de carreira em 7 concertos inéditos no RJ

Por Caroline Teixeira
Última Atualização 14 de setembro de 2025
5 Min Leitura
Share
SHARE

Duo Santoro, formado pelos renomados violoncelistas gêmeos Paulo e Ricardo Santoro, celebra mais de três décadas de trajetória com uma turnê inédita no estado do Rio de Janeiro. Em setembro, os músicos apresentam o concerto “O compositor é vivo!”, série de apresentações gratuitas dedicadas exclusivamente a obras de compositoras brasileiras vivas, incluindo duas estreias mundiais.

Projeto “O compositor é vivo!”: um marco na música erudita brasileira

O projeto foi contemplado pelo edital Fluxos Fluminenses e conta com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

Criado em 2019, o concerto chega à sua sétima edição com um diferencial: pela primeira vez, todo o repertório é composto por obras de mulheres brasileiras, celebrando a diversidade de vozes e estilos da cena musical atual. Entre sonatas, valsas, minuetos e marchas, o Duo Santoro conduz o público a uma viagem que une tradição e inovação.

Além da execução das peças, os músicos farão comentários e contextualizações sobre cada obra e suas autoras, aproximando ainda mais a plateia da criação artística.

Datas, locais e acessibilidade

  • Rio de Janeiro – 14 de setembro, às 11h
    Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca).
    Ingressos gratuitos, retirados na bilheteria a partir das 10h.
    Capacidade: 192 lugares.Sacra Família do Tinguá (Praça Celso Caneira, 18 – Centro).
  • Engenheiro Paulo de Frontin – 27 de setembro, às 19h30
    Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição da  
    Entrada gratuita, mediante ordem de chegada.
    Capacidade: 150 lugares.

Classificação: livre
Duração: 70 minutos
Todos os concertos terão acessibilidade em Libras.

Estreias mundiais e novos horizontes

O repertório desta edição inclui duas estreias mundiais assinadas pelas compositoras pernambucanas Raquel Paz e Syrlane Albuquerque, ampliando ainda mais a relevância cultural do projeto. Além disso, para fortalecer o diálogo entre criadores e público, o Duo Santoro lançará um podcast especial com a participação das compositoras Monique Aragão (RJ) e Raquel Paz (PE).

O programa será disponibilizado no YouTube e no Spotify, ampliando o acesso digital às reflexões e histórias por trás das obras. Já as partituras inéditas serão incorporadas ao portal Música Brasilis, o maior acervo online de partituras de compositores brasileiros, garantindo acesso gratuito e universal às novas criações.

Duo Santoro: mais de 30 anos de excelência e inovação

Descrito pelo jornal O Globo como “um dos maiores sucessos da música erudita brasileira”, o Duo Santoro é o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil desde 1990. Os irmãos são mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e atuam em duas das principais orquestras do país: Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Ao longo da carreira, já se apresentaram em importantes palcos internacionais, como o Carnegie Hall (Nova York) e o Teatro Real de Córdoba (Argentina). Seus álbuns, “Bem Brasileiro” (2013) e “Paisagens Cariocas” (2017), receberam destaque da crítica especializada, sendo este último eleito pela Revista Bravo como um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita”.

Além de concertos, gravações e prêmios, o Duo Santoro tem desempenhado um papel essencial na formação de público para a música clássica no Brasil, tornando o gênero mais acessível e conectado ao presente.

Um tributo às compositoras brasileiras

“É com enorme alegria e satisfação que apresentamos a sétima edição do projeto O compositor é vivo!, celebrando as incríveis mulheres compositoras brasileiras”, afirma Paulo Santoro.

Já Ricardo Santoro acrescenta: “Temos certeza de que esta edição será um marco em nossa carreira e uma oportunidade única para o público fluminense.”

Com esse novo programa, o Duo Santoro reafirma sua missão de divulgar a música brasileira que se faz hoje, valorizando o protagonismo feminino e aproximando diferentes gerações de ouvintes da riqueza da criação nacional.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !

Leia Mais

  • Crítica: ‘Heresia’ é rápido, potente e marcante horror europeu
  • Crítica: ‘A Sogra Perfeita 2’ supera o original de diferentes maneiras
  • Crítica: ‘Um Conto de Pescadores’ resgata o sombrio no folclore mexicano

Tags:Duo santoromúsicashows
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
PorCaroline Teixeira
Me Siga!
Caroline Teixeira é estudante de Serviços Jurídicos e Notarial, Psicologia e Psicanálise, apaixonada por palavras, cultura e boas relações, acredita que a arte pode ser uma ótima ferramenta para a evolução da psique humana.
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

vanessa da mata por Priscila-Prade
Música

Vem Doce | Vanessa da Mata apresenta show no Rio de Janeiro

Redação
1 Min Leitura
Marcos Valle no Circo Voador
Música

Marcos Valle comemora 80 anos no Circo Voador

Redação
4 Min Leitura
las pelancas
CulturaEspetáculosNotícias

Las Pelancas | Espetáculo viaja pela terceira idade

Redação
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?