Tiago Nacarato | “A música é a entidade artística que consegue unir pessoas de classes sociais diferentes”

Após um evento realizado pelo Núcleo de Estudantes Portugueses da Universidade do Porto (NEP-UP) com os cantautores Tiago Nacarato e Luca Argel, conversei com o Tiago para o Vivente Andante. Ele é natural de Porto, Portugal, porém, possui raízes brasileiras e uma ligação com a música desde a infância. Os pais dele são brasileiros e aos 18 anos inscreveu-se na escola de música Valentim de Carvalho onde teve aulas de canto, guitarra, treino auditivo, teoria musical e combo. Clique acima, dê o play e ouça a entrevista completa!

“Felicidade é só querer. Acho que realmente nosso cérebro pode ser nosso pior inimigo, ou, caso nós consigamos cuidar bem dele, nosso melhor amigo, nesse sentido de condução de pensamento e espiritual é que felicidade é só querer”, disse Tiago.

Posteriormente, o reencontro com as raízes brasileiras aconteceu quando se juntou à Orquestra Bamba Social como vocalista, projeto que juntou músicos luso-brasileiros residentes no Porto. Juntos, lançaram os temas “Sorria” e “Cadê Cascais”, sendo que este último contou com a participação do rapper brasileiro Marcelo D2. Um grande diferencial de Tiago é conseguir cantar tanto com sotaque português, quanto brasileiro.

Tiago Nacarato deu entrevista para o jornalista Alvaro Tallarico
Tiago Nacarato e Luca Argel em dueto na FLUP (Foto por Alvaro Tallarico)

Questionei se ele se via como uma espécie de ponte musical entre Brasil e Portugal:

“Sim. Felizmente eu acho. Eu não enxergava isso no início, mas depois de pessoas como Paulinho Moska, como Celso Fonseca, me dizerem esse tipo de coisa eu fui acreditando. Mais do que a música, se calhar, é o personagem. O personagem em si que foi a um programa de televisão do outro lado do oceano e cantou uma música de Vinícius de Moraes, né?”

Tiago Nacarato participou do reality show The Voice Portugal, no ano de 2018, e logo depois iniciou apresentações com seu trabalho solo. No final de 2018, foi ao Brasil fazer shows, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. Já em 2019, lançou seu álbum de estreia, “Lugar Comum”. Tiago já tocou com Paulinho Moska, Salvador Sobral, Luca Argel (confere aqui a entrevista com ele) e outros.

Enfim, olha só uma apresentação de Tiago Nacarato no The Voice:

“A música é a entidade artística que consegue unir pessoas de classes sociais diferentes, de etnias diferentes, no mesmo lugar e serve precisamente para isso, para união, e para, sobretudo, vivermos o presente, o amor”

Ademais, veja mais:

Balla e os Cristais, nova onda do Rock Brasileiro | “O futuro é amalgamar numa nova cultura brasileira”
Banda Portuguesa de Neosoul, Typical Me | “O superpoder é aquilo que a música é capaz de provocar”
Luellem de Castro | “Feminismo é um conceito branco”

5 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: