Conecte-se conosco

Cultura

Escrita de mulheres africanas e afrodescendentes será tema de painel em conferência internacional

Publicado

em

Mulher negra

O painel intitulado “Lusofonia, Periferia e Resistência: a voz e escrita contemporânea de mulheres africanas e afrodescendentes” discutirá sobre mulheres negras que utilizaram a escrita para falar sobre suas lutas, dores e que retratam seus ativismos através da palavra. O painel faz parte da 3a Conferência Internacional de Ativismo em África e irá ocorrer no dia 14 de setembro de 2021, às 13 horas, com acesso pela plataforma Zoom.

O painel contará com a participação de intelectuais que trarão para a conversa estudos sobre escritoras negras e a potência dessas escritas. Entre as participantes, com seus respectivos temas, estarão: Susan de Oliveira, também coordenando a conversa, com o tema “Cordel de vozes ancestrais: as ‘Heroínas Negras Brasileiras’, de Jarid Arraes”; Margarida Rendeiro que falará sobre “Contos de Lisboa de Mónica de Miranda e as (in)visibilidades da cidade pós-colonial”; Isis Barra Costa discorrendo sobre “Vírgulas dos lapsos de nossas lembranças: os fragmentos da herança jacente de Beatriz Nascimento” e Federica Lupati narrando sobre as “Vozes femininas negras: um olhar sobre ‘Esse Cabelo’ de Djaimilia Pereira de Almeida e ‘Olhos d’Água’ de Conceição Evaristo”.

O diálogo entre as participantes possui como foco o poder da escrita e da voz para as mulheres negras. Em um mundo em que as mulheres africanas e afrodescendentes ainda sofrem múltiplas formas de opressão, a escrita surge como uma forma de externalizar e se torna para além disso uma ferramenta de luta e resistência, como também faz com que as escritoras se tornem referências que fortalecem a identidade das meninas e futuras mulheres negras.

A 3a Conferência Internacional de Ativismo em África ocorrerá virtualmente e será repleta de painéis e mesas de debates. Realizados entre os dias 14, 15 e 16 de setembro, todas as sessões também abordarão temas relacionados aos novos perfis do ativismo social e as perspectivas de mudanças trazidas pelos mesmos. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos de África da Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal da Paraíba, o Centro de Estudos Internacionais do Iscte (CEI-Iscte) e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC) de Bissau.

Informações técnicas:

Título: Mesa preparatória 13 – Lusofonia, Periferia e Resistência: a voz e escrita contemporânea de mulheres africanas e afrodescendentes

Data de realização: 14 de setembro de 2021

Acesso: Plataforma Zoom

Horário: 13h (Brasília); 15h (Cabo Verde); 16h (Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe); 17h (Angola, Portugal); 18h (Moçambique)

Organização: Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, Centro de Estudos Sociais CESAC e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC) de Bissau.

Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ademais, veja mais:

Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
Breddas Reggae | “Devemos voltar para as nossas raízes e romper com todo o pensamento ocidental do consumismo”
Afronta! | Descolonize seu pensamento com essa série da Netflix
 

Anúncio
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Antônio Torres | Lançamento de "Querida cidade"

Escreve o que achou!

Cultura

Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita

Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita

Publicado

em

mulheres somos assim musical

Com coreografia e direção do artista e bailarino Ronaldo Damas, espetáculo retrata o universo feminino

No dia 29 de março, quarta-feira, às 17h, o Musical Mulheres. Somos assim! ganha apresentação no Galpão da Seropec, em Santa Sofia, Seropédica. A inspiração do espetáculo é na MPB e tem entrada gratuita, com limitação de vagas.

Dirigido e coreografado pelo bailarino Ronaldo Damas, o musical conta com bailarinas do Projeto Dança Fazendo Mudanças, gerido pelo próprio Ronaldo. Para ele, mirar no universo feminino é fortalecer lutas e desafios das mulheres pelo direito igualitário de exercerem o melhor de suas habilidades.

Afinal, para saber como assistir, entre em contato com (22) 98751-7318.

Serviço:

Musical Mulheres. Somos assim!

Dia: 29 de março – quarta-feira

Horário: às 17h

Entrada: gratuita

Local: Centro de Distribuição Seropec

Endereço: Rua C – QD 7 LT 1 Loteamento Vivendas da Flórida Boa Esperança, Seropédica.

Além disso, leia mais:

Crítica | ‘Regra 34’ traz reflexões impactantes sobre liberdade e moralidade

Mulheres no comando de motorhomes | Entenda

Crítica | ‘A Mulher Rei’ faz o público se arrepiar

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências