A mostra Farra do Delírio 2 chega na sua segunda edição na próxima quinta-feira, dia 15. Sucesso no ano passado, a mostra traz filmes que trazem o Carnaval de alguma forma. Em sua programação, conta com nove longas novos e antigos, além de uma sessão especial com curtas. Farra do Delírio 2 vai até o dia 21 de fevereiro na Sala 2 do Estação Net Botafogo.
A saber, durante a mostra haverá, também uma masterclass com o diretor Walter Lima Jr., no dia 19 de fevereiro. Além disso, na masterclass haverá exibição do filme A Lira do Delírio, do diretor.
Confira a programação.
15 de fevereiro (quinta-feira)
21h – CURTAS DE CARNAVAL
1. Aniceto do Império em Dia de Alforria (dir. Zózimo Bulbul – doc – 1981 – 11 minutos)
2. Sua Majestade, O Delegado! (dir.Clementino Junior – doc – 2007 – 14 minutos)
3. Folia de Adão e Eva (dir. Clementino Junior – ficção – 2009 – 14 minutos)
4. Rainha (dir. Sabrina Fidalgo – ficção – 2016 – 31 minutos)
5. O Carnaval de Rua é Festa do Povo (dir. Uilton Oliveira – doc – 2023 – 16 minutos)
16 de fevereiro (sexta-feira)
21h – Carnaval Atlântida (1952), de Carlos Manga + O Que Foi o Carnaval de 1920! (1920), de Alberto Botelho (100 min)
Sinopse: Piro e Miro são dois malandros que apresentam ao Dr. Cecílio, produtor da Acrópoles Filmes, o argumento de uma chanchada carnavalesca. O produtor, com a intuição de fazer um filme sobre Helena de Tróia, recusa o argumento, mas termina por empregar os dois como faxineiros. Em seguida, decidido a realizar seu filme sério, Dr. Cecílio segue o conselho de seu secretário Augusto e contrata o professor Xenofontes, um especialista em história antiga. Os dois malandros, dispostos a tudo por dinheiro, se disfarçam de detetives e são contratados pelo Dr. Cecílio, que pretende desmascarar o conde de Verdura, noivo de sua sobrinha Carmem.
23h – CURTAS CLÁSSICOS + DRINKS + MINI BLOCO
1. Noel por Noel (dir. Rogerio Sganzerla – doc – 1981 – 10 minutos)
2. Partido Alto (dir. Leon Hirszman – doc – 1982 – 22 minutos)
3. Meu Compadre Zé Ketti (dir. Nelson Pereira dos Santos – doc – 2001 – 12 minutos)
17 de fevereiro (sábado)
21h – Tererê não Resolve (1938), de Luiz de Barros + Memórias do Carnaval (1976), de Alice Gonzaga (64 min). A sessão terá presença da diretora do segundo filme, Alice Gonzaga.
TERERÊ NÃO RESOLVE
Sinopse: São três casais, dois já moradores do Rio. O terceiro, ‘aquele que detesta carnaval’, chega para visitar uma tia. Uma das mulheres aposta que todos os maridos são infiéis. Mandam convites aos maridos para o baile de carnaval. Estes arranjam um pretexto para poderem comparecer. Elas, por sua vez, vão disfarçadas, assim como a empregada. Daí a confusão no baile, cada um namorando a mulher do outro.
23h – CURTAS CONTEMPORÂNEOS + DRINKS + MINI BLOCO
1. Claun (episódio 1) (dir. Felipe Bragança – fic – 2013 – 22 minutos)
2. Carnaval Caos (dir. João Vittor Pedroza – fic – 2023 – 15 minutos)
3. Simpatia é quase amor (dir. Denise Bernardes – doc – 2021 – 15 minutos)
4. Carne de Carnaval (dir. Rodrigo Tancredi – fic – 2019 – 15 minutos)
18 de fevereiro (domingo)
21h – Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus (110min)
Sinopse: Na véspera do Carnaval, Eurídice, uma jovem do interior do Estado do Rio, descobre a cidade maravilhosa enfeitada para sua festa tradicional. Ela vem ao encontro de sua prima, Serafina, que mora em um dos morros da cidade. Durante a procura do endereço, Eurídice conhece um simpático condutor de bondes, Orfeu. Ele é também tocador de violão e coreógrafo de uma grande escola de samba. Seduzido pela beleza de Eurídice, convence-a para que tome parte do desfile do dia seguinte pelas principais avenidas do Rio. Este convite produz forte indignação em Mira, a ciumenta noiva (e par constante) de Orfeu.
19 de fevereiro (segunda-feira)
19h – Masterclass com Walter Lima Jr., com exibição do filme A Lira do Delírio (1978).
Sinopse: No intervalo entre dois carnavais de um bloco de Niterói, uma ‘táxi-girl’, Ness Elliot, se envolve com um rico e ciumento amante. Para submetê-la à sua vontade, ele tenta os mais diversos artifícios, como a tentativa de transformá-la numa traficante de tóxicos e o sequestro de seu bebê. Desesperada, mas firme, ela procura ajuda de antigos companheiros do bloco Lira do Delírio.
21h – Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2017), de Marcelo Gomes.
Sinopse: A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável: a cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os moradores trabalham sem parar, orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval (o único momento de lazer do ano), eles transgridem a lógica da acumulação de bens: vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.
20 de fevereiro (terça-feira)
21h – De Você Fiz Meu Samba (2022), de Isabel Nascimento Silva (72min) + Céu na Terra (2020), de Raquel Monteiro (102 min)
Sinopse (De Você Fiz Meu Samba): A rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca, que em um trabalho invisível se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira. Um documentário sobre amor, parceria e saudade. Defende uma história feminina sobre a cultura nacional e trabalha num limite tênue entre o quanto elas foram parceiras importantes nas carreiras desses grandes sambistas e o quanto abriram mão da própria vida para viver o sonho do outro – uma questão determinante até hoje para essa geração de mulheres.
21 de fevereiro (quarta-feira)
21h – Salgueiro – Um Casal Diferente (2024), de Pedro Monteiro e Daniel Brunet (sessão de pré-estreia).
Sinopse: Sidclei Santos e Marcela Alves são o casal de mestre-sala e porta-bandeira que mais tempo esteve à frente da Acadêmicos do Salgueiro. Inclusive, somam, ao todo, oito estandartes de ouro. Em 2022, o casal retornou com a sua escola para a passarela do samba. Isso aconteceu após um ano sem desfile por conta da pandemia. O documentário mostra essa volta ao ofício.
Serviço
Estação Net Botafogo: Rua Voluntários da Pátria, 88 (Botafogo).
A venda dos ingressos é feita na bilheteria do Estação Net Botafogo ou pelo site da Ingresso.com.
POR FIM, LEIA MAIS:
Estação NET | ‘Centopeia Humana’ e ‘O Vampiro de Dusseldorf’ nas sessões especiais
Filmicca em Fevereiro | Plataforma traz documentário com Tilda Swinton e muito mais