A partir de 11 de novembro, no Museu da Inconfidência, Ouro Preto receberá a exposição “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro”. Esta mostra inovadora vai apresentar a vida e as principais obras do mestre do barroco-rococó nas Américas. Os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de uma experiência interativa em realidade virtual (RV) e uma exposição com as obras em realidade aumentada (RA). A exposição é realizada pelo Studio KwO XR e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita.
Uma das metas desta exposição, que permanecerá em exibição até 10 de dezembro, é contribuir para a preservação do patrimônio de Aleijadinho, criando um registro digital de alta resolução de suas obras mais significativas.
Na experiência de RV, três estações de última geração oferecerão sessões individuais a cada 15 minutos. Os visitantes poderão agendar gratuitamente um horário e, ao usar os óculos de RV, terão um tipo de encontro virtual com Aleijadinho, imersos em suas obras mais icônicas em Ouro Preto e Congonhas. Eles terão a liberdade de se movimentar na experiência, interagir com objetos e até mesmo esculpir um dos 12 Profetas de Aleijadinho sob a orientação do mestre. A experiência de RV tem como foco maiores de 12 anos.
Hologramas
Por outro lado, a exposição em realidade aumentada apresentará dezenas de obras de Aleijadinho em formato digital 3D. Com a câmera de seus próprios celulares, o público poderá visualizar as obras como hologramas de alta definição no espaço físico da exposição. Entre as obras em exibição, estão “Cristo com Cruz às Costas”, o altar da Igreja de São Francisco e os “12 Profetas” do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. A classificação etária é livre, e não é necessário agendamento prévio.
A concepção do projeto surgiu quando o Studio KwO XR foi convidado para criar uma experiência imersiva para as festividades da Semana Santa em Congonhas. O foco principal estava no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, que abriga um conjunto de obras de Aleijadinho.
Inovação e Tecnologia
De acordo com Francisco Almendra, diretor do projeto, a exposição recria Aleijadinho digitalmente com fidelidade às pesquisas históricas, mas com um toque contemporâneo, relacionando-se com temas atuais. A digitalização das obras mais famosas do artista em alta resolução foi realizada por meio da tecnologia de escaneamento 3D. No entanto, em vez de manter as obras distantes e frias, como em um museu tradicional, o público terá a oportunidade de estar lado a lado com Aleijadinho e até mesmo auxiliar na escultura de uma das suas famosas estátuas de profetas em pedra-sabão.
“Hoje em dia ninguém quer viver passivamente como se fazia no passado; queremos interagir, trocar. E é isso que vamos fazer em ‘Aleijadinho Virtual’: interagir em primeira mão com o primeiro grande artista brasileiro, utilizando a tecnologia para facilitar essa ponte entre o passado e o futuro, levando o físico para o digital, e nos convidando a fazer parte da História”, explicou Almendra.
A História de Aleijadinho
Famoso por suas obras sacras, Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, foi um pioneiro na escultura e arquitetura brasileira. Pouco se sabe sobre a misteriosa doença que o acometeu após os 40 anos, quando já era um artista renomado. Aleijadinho era negro e filho de uma mulher africana escravizada e um português liberto. O artista faleceu em 18 de novembro de 1814.
SERVIÇO:
‘Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro’ – experiência interativa em realidade virtual (VR) e exposição de obras do artista em realidade aumentada (AR)
Data: de 11 de novembro a 10 de dezembro no anexo do Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico – Ouro Preto). Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Experiência interativa VR: agendar pelo site . Classificação 12 anos.
Exposição virtual: sem agendamento prévio. Classificação livre.
Entrada gratuita
Palestra gratuita aberta ao público:
Dia 10/11, às 18h, no Museu da Inconfidência, Ouro Preto (lugares limitados com agendamento prévio): A realidade virtual e as técnicas de digitalização 3D utilizadas no projeto Aleijadinho – O Primeiro Artista Brasileiro. Duração 1 hora.