Festival ÌYÁ’S seleciona atrizes negras para apresentação de monólogos

O ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 15,  para a seleção de três espetáculos solo. Seu objetivo é encontrar atrizes que possam compor a nova programação que terá apresentações de monólogos e shows ao vivo. O ÌYÁ’S será transmitido online, diretamente do Teatro Gamboa Nova, com mesas temáticas, oficinas formativas, além de um webinário.

As artistas interessadas precisam ter, no mínimo, dois anos de experiência e devem enviar a documentação (ficha técnica, currículo, sinopse e link de vídeo) referente ao espetáculo que deseja apresentar. As inscrições serão realizadas através do formulário elaborado pelos organizadores do evento.

Construir e democratizar espaços, colaborar com o fazer cultural e visibilizar o trabalho de artistas negras é a essência do festival, pois segundo a diretora de produção do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras e atriz, Juliana Monique, “visamos potencializar narrativas, estéticas, poéticas de artistas negras através de uma rede afetiva, artística, cultural e política, a chamada é um convite para mulheres negras a se aquilombar, a construir no coletivo”, conclui.

Esse projeto recebeu o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e foi contemplado na lei Aldir Blanc. Cada atriz selecionada receberá um cachê de R$2 mil reais para custear a participação no festival. Vale lembrar que todas as candidatas passaram por uma curadoria cujo resultado será enviado por e-mail às selecionadas e divulgado nas redes sociais do evento.

Ademais, leia mais:

Cine África | Em setembro estreia nova temporada do festival de filmes africanos
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso
Enfim, Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África

Escreve o que achou!