A cultura afro-brasileira, um dos pilares mais significativos da identidade e história do Brasil, estará representada por 21 super heróis, de quadrinistas de todo o Brasil, na exposição Os Super-Heróis Negros Brasileiros. Localizada na Sala Mestre Marçal do MUHCAB, a mostra será aberta ao público no próximo dia 02 de julho.
O super-heróis de super poderes variados representam suas vivências diversas, voltados para o público de todas as idades. O visitante poderá também conhecer as publicações e assistir a palestras com criadores como Valu Vasconcelos, Ropram, Ellyan Lopes e o CEO da Editora Kimera, Vanderlei Sadrack, o Stan Lee brasileiro.
Reabertura
A exposição acontece por ocasião da reabertura do local após obras de revitalização. Pensada para mostrar a importância da cultura afro-brasileira através do quadrinho, também apresenta a qualidade de produção dos personagens. Ao contrário do que se possa pensar, são ricos em características e diversidade, existindo já há dois séculos e povoando as imaginações de todas as idades.
Com curadoria de Paula Ramagem e co-curadoria de Adalberto Bernardino, Erick Lustosa e Raphael Gomide, a mostra resgata o antigo que nunca deixou de existir e apresentar o novo, que surge com novas ideias a cada dia. Serão expostos personagens de quadrinhos, de super-heróis brasileiros negros. Considerada como a nona arte, o objetivo é trazer à luz sua importância em nossa história, ancestralidade, sua humanidade e seus super poderes.
O MUHCAB
O MUHCAB é um museu de território situado na Pequena África, tendo como marco zero o Cais do Valongo, Patrimônio Mundial. O museu pretende contar a história da região que testemunhou o maior desembarque de africanos escravizados no mundo, de importantes marcos de afirmação negra no Brasil e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, bem como debater conceitos que emanam desta narrativa e a situação do negro no Brasil hoje.
A Pequena África, em conjunto com o Morro da Providência, dá conta de tratar diversos aspectos da história e cultura negra na cidade do Rio de Janeiro cobrindo desde a chegada dos africanos escravizados no Cais do Valongo, o período escravagista, os períodos pré- e pós abolição, até os dias contemporâneos passando por relevantes fatores históricos, sociais, culturais, artísticos e religiosos ligados à cultura negra.
Serviço
Os Super-Heróis Negros
Abertura: 02 de julho de 2024
Visitação: 02 a 28 de julho de 2024
Dias e horários: terça a domingo, das 10h às 17h
Local: MUHCAB
Endereço: R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa
Censura livre. Gratuito.
POR FIM, LEIA MAIS:
Counter-Strike 2 | Primeira Grande Atualização com Novos Mapas