Wednesday, September 22, 2021

Instituto de Cinema apresenta o curso Arte em Destaque

Desenvolvido para quem sempre se encantou com os cenários, figurinos, maquiagens, caracterizações, cores e objetos do cinema, e que gostaria de entender um pouco mais sobre cada segmento da Direção de Arte Audiovisual, o curso Arte em Destaque conta com 6 encontros divididos entre as disciplinas:

Direção de Arte:

Princípios e técnicas: Ministrado por Emmanuelle Dias Vaccarini, Doutora em Artes Visuais pela UFRJ, artista multimídia graduada em Artes e em Cinema, TV e Mídia Digital, atua como diretora de arte, produtora cultural, designer e arte educadora, e também com curadoria e agenciamento de filmes para distribuição comercial e cultural. Nesse módulo, aprenda conceitos e técnicas para materializar as indicações de um roteiro audiovisual e a concepção estética da direção na realização de um produto audiovisual. Além disso, conheça a estrutura de equipe e funções de cada departamento da direção de arte no cinema.

Caracterização de Personagens:

Figurino e maquiagem: Ministrado por Mirella Oliveira, responsável pelo portal de curadoria, marketing e pesquisa audiovisual “2001 Indica”, fundadora do portal de notícias e informações “Maquiagem no cinema” e sócia-proprietária do Ateliê e Estúdio MIRRA, espaço colaborativo que une fotografia, maquiagem e cinema como meios de expressão artística. Nesse módulo, conheça como os departamentos de Maquiagem e Figurino trabalham para vestir e caracterizar cada ator/atriz e transformá-lo no personagem da narrativa audiovisual!

Produção de Arte e Cenografia:

Ministrado por Silvia Gandolfi, diretora de arte formada pela FAAP em Artes Visuais. Trabalha com cenografia, arte e fotografia. Recentemente atuou como Cenógrafa Titular na TV Globo em São Paulo. Na TV Cultura participou de projetos como ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ (1992-94), ‘Vitrine’, ‘Qual é, bicho’, Clássicos e Cia. Em cinema de longa metragem, trabalhou para filmes como – ‘Alma Corsária Alma Gêmea’, ‘O Corpo’ e ‘Bicho de Sete Cabeças’. Nesse módulo aprenda a criar, compor e dar vida aos espaços em frente a câmera que poderão ser preenchidos por luzes, cores, sons, texturas, formas, objetos e personagens, e também a buscar e viabilizar os elementos que irão compor os cenários na produção de arte.

Props e Adereços:

Ministrado por Maria Paula Silveira, escultora e aderecista que trabalha há 27 anos nos mais diversos segmentos do audiovisual, especializada em mockups e props, tendo como trabalho de destaque mais recente o seriado da Netflix “Cidade Invisível”. Nesse módulo conheça o trabalho do Produtor de Objetos e do Aderecista na Direção de Arte Audiovisual, aprenda a fazer Script Break Down de props e adereços, garimpar objetos, e a trabalhar a texturização, pintura e envelhecimento de objetos e cenários.

Elaborando o Projeto de Arte:

Ministrado por Camila Tarifa, mestre em Guion pela EICTV-Cuba (2014), e graduada em Cinema pela FAAP (2007). Realizou direção de arte de vários curtas, e assistência e produção de arte em longas e séries de TV (“Alice” HBO, “As melhores coisas do mundo” de Laís Bodansky”). Nesse módulo, entenda como estruturar um Projeto de Direção de Arte, construindo pranchas de referências, definindo a proposta visual e estética da obra, escolhendo materiais e propondo orçamentos.

Construção de Projeto Colorista:

Ministrado por Luiz Roberto Lopreto, artista plástico, ator e diretor de teatro formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ministra Cursos Especiais de Arte, expõe regularmente pinturas e desenhos e apresenta espetáculos transdisciplinares desde os anos 1980. Nesse módulo entenda como a Paleta de Cores é utilizada para construir a atmosfera de um filme, evidenciar a personalidade e estilo dos personagens e dar o tom de cada cena, e compreenda as interações da cor luz e cor pigmento, e suas aplicações.

Aprenda a traduzir e concretizar suas próprias propostas estéticas para construir todo o aspecto visual de um filme!

O curso acontecerá aos sábados, das 9h às 15h, de forma online, e tem seu início marcado para o dia 29/05/2021.

Para mais informações e matrículas acesse o site:

https://institutodecinema.com.br/curso/arte-em-destaque-aos-sabados-online-ao-vivo/final

Ademais, veja mais:

Zero | Netflix traz herói do Senegal para a Itália

Bárbaros | Epicidade e drama cativam na série original Netflix

Crítica | ‘Yasuke’ traz samurai negro em lutas sobrenaturais na Netflix

Escreve o que achou!