Veg Borá | Saiba quais foram os Melhores do Ano

Ocorreu no final de novembro a premiação Melhores do Ano da feira vegana Veg Borá, na Fundição Progresso, na Lapa (RJ). Veja aqui quais foram os ganhadores e saiba sobre a última edição de 2019. Aliás, Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) participou do evento. Comentou que o próximo VegFest, grande evento vegetariano realizado anualmente pela SVB será em São Paulo e promete ser o maior até hoje, com muitas surpresas. “A gente está num momento muito bacana. Não só a SVB, mas também todo o movimento que propõe uma nova visão em relação ao que a gente come, a nossa relação com os outros seres que não são os seres humanos, nosso planeta, a saúde”, comentou.

Cenário positivo para o veganismo

Atualmente, no Brasil, é possível perceber um cenário positivo sobre o vegetarianismo. Entretanto, existem heranças culturais que influenciam na manutenção de alguns costumes. Contudo, isso pode ser avaliado por um outro prisma. Os números do IBOPE sobre o vegetarianismo em 2012 apresentavam 12% da população se declarando vegetariana. Todavia, posteriormente, em 2018, a pesquisa apontou para 14%. “Aumentou muito a curiosidade das pessoas, antes você falava em vegetarianismo, veganismo, as pessoas torciam a cara, torciam o nariz. Hoje elas tem curiosidade. Isso possibilita pessoas que, mesmo hoje não se declarando vegetarianas, estão abertas para que, em um futuro próximo, campanhas e trabalhos de conscientização possam fazer com que elas deem seus próximos passos e veganizem suas vidas”, disse Laurino.

Bruno Machado do Pub Vegano comentou que começou a conhecer o veganismo a partir da feira Veg Borá, e criaram esse projeto visando algo mais despojado, mudando a associação de comida vegana com o estilo fit. “A gente emula algo que o carnista olha e acha parecido com carne. Ele enxerga uma similaridade e se interessa. A gente puxa a pessoa que não é vegana com esse artifício. É difícil ver bacon e cheddar no mundo vegano e a gente adaptou”, declarou.

Veg Borá e os melhores do ano na Fundição Progresso. Leia no Vivente Andante.
Os jurados provam e votam (foto: Alvaro Tallarico)
Afinal, os vencedores foram:

Marca Simpatia:
Aldeia Vegana

Melhor Petisco:
Pub Vegano

Melhor Refeição:
G.Food

Melhor Salgado:
Solo Vegano

Melhor Clássico:
Vegabom

Melhor dos Diversos:
Insana Manteiga Vegana

Melhor Lanche:
Leve

Melhor Burguer:
Grão Mestre

Melhor Sobremesa:
Fit e Org

Troféu Reconhecimento
Pub Vegano (pelo trabalho de divulgação do veganismo)

Enfim, o próximo Veg Borá ocorre nesse domingo (15), em Botafogo. É a última edição do ano. A feira reúne produtos veganos com valor de até R$ 20,00 para alimentos de pronto consumo. Ademais, tem salgadinhos, batata frita, pastéis, churrasquinho vegano, pizzas, “not dog”, comida japonesa, sanduíches, bolinhos de diversos sabores, refeições, queijos, bolos, sorvetes, cervejas artesanais, refrigerantes veganos e orgânicos, sucos naturais e mais. Inclusive, há produtos para decoração, moda, arte e cosméticos livres de sofrimento animal. Além disso, a cada mês o evento doa 10% da receita dos expositores e da produção à uma instituição de causa animal. A saber, nessa edição a doação é para o Grupo Recomeço.

Serviço:

Horário: 12:00 a 18:00
Local: Colégio Santo Amaro, Rua Dezenove de Fevereiro, 172, Botafogo.

Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram