Conecte-se conosco

Eventos

Veg Borá | Saiba quais foram os Melhores do Ano

Publicado

em

Veg-Borá, feira vegana no Rio de Janeiro

Ocorreu no final de novembro a premiação Melhores do Ano da feira vegana Veg Borá, na Fundição Progresso, na Lapa (RJ). Veja aqui quais foram os ganhadores e saiba sobre a última edição de 2019. Aliás, Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) participou do evento. Comentou que o próximo VegFest, grande evento vegetariano realizado anualmente pela SVB será em São Paulo e promete ser o maior até hoje, com muitas surpresas. “A gente está num momento muito bacana. Não só a SVB, mas também todo o movimento que propõe uma nova visão em relação ao que a gente come, a nossa relação com os outros seres que não são os seres humanos, nosso planeta, a saúde”, comentou.

Cenário positivo para o veganismo

Atualmente, no Brasil, é possível perceber um cenário positivo sobre o vegetarianismo. Entretanto, existem heranças culturais que influenciam na manutenção de alguns costumes. Contudo, isso pode ser avaliado por um outro prisma. Os números do IBOPE sobre o vegetarianismo em 2012 apresentavam 12% da população se declarando vegetariana. Todavia, posteriormente, em 2018, a pesquisa apontou para 14%. “Aumentou muito a curiosidade das pessoas, antes você falava em vegetarianismo, veganismo, as pessoas torciam a cara, torciam o nariz. Hoje elas tem curiosidade. Isso possibilita pessoas que, mesmo hoje não se declarando vegetarianas, estão abertas para que, em um futuro próximo, campanhas e trabalhos de conscientização possam fazer com que elas deem seus próximos passos e veganizem suas vidas”, disse Laurino.

Bruno Machado do Pub Vegano comentou que começou a conhecer o veganismo a partir da feira Veg Borá, e criaram esse projeto visando algo mais despojado, mudando a associação de comida vegana com o estilo fit. “A gente emula algo que o carnista olha e acha parecido com carne. Ele enxerga uma similaridade e se interessa. A gente puxa a pessoa que não é vegana com esse artifício. É difícil ver bacon e cheddar no mundo vegano e a gente adaptou”, declarou.

Veg Borá e os melhores do ano na Fundição Progresso. Leia no Vivente Andante.
Os jurados provam e votam (foto: Alvaro Tallarico)
Afinal, os vencedores foram:

Marca Simpatia:
Aldeia Vegana

Melhor Petisco:
Pub Vegano

Melhor Refeição:
G.Food

Melhor Salgado:
Solo Vegano

Melhor Clássico:
Vegabom

Melhor dos Diversos:
Insana Manteiga Vegana

Melhor Lanche:
Leve

Melhor Burguer:
Grão Mestre

Melhor Sobremesa:
Fit e Org

Troféu Reconhecimento
Pub Vegano (pelo trabalho de divulgação do veganismo)

Enfim, o próximo Veg Borá ocorre nesse domingo (15), em Botafogo. É a última edição do ano. A feira reúne produtos veganos com valor de até R$ 20,00 para alimentos de pronto consumo. Ademais, tem salgadinhos, batata frita, pastéis, churrasquinho vegano, pizzas, “not dog”, comida japonesa, sanduíches, bolinhos de diversos sabores, refeições, queijos, bolos, sorvetes, cervejas artesanais, refrigerantes veganos e orgânicos, sucos naturais e mais. Inclusive, há produtos para decoração, moda, arte e cosméticos livres de sofrimento animal. Além disso, a cada mês o evento doa 10% da receita dos expositores e da produção à uma instituição de causa animal. A saber, nessa edição a doação é para o Grupo Recomeço.

Serviço:

Horário: 12:00 a 18:00
Local: Colégio Santo Amaro, Rua Dezenove de Fevereiro, 172, Botafogo.

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências