Em coletiva de imprensa da 30ª edição do Festival “É Tudo Verdade” que ocorreu no dia 16 de Março de 2025, o curador e criador do festival, Amir Labaki, juntamente com Erika Mourão, gerente do Sesc Vila Mariana, Kety Nassar, coordenadora de conteúdo do Itaú Cultural Play, e Lyara Oliveira, presidente da Spcine, divulgaram a programação da edição deste ano.
Com o tom sendo dado por seu cartaz, que homenageia a produção de Eduardo Coutinho: Cabra Marcado para Morrer (1984, Eduardo Coutinho), a 30ª edição do festival de documentários “É Tudo Verdade” apresentará produções que discutem o totalitarismo e novas linguagens como a IA, ao mesmo tempo que prestará homenagens à grandes artistas brasileiros como Rita Lee, Eduardo Coutinho e o recém falecido Vladmir Carvalho.
Confira abaixo o cartaz da 30ª edição do festival “É Tudo Verdade” e depois continue lendo

Pôster Oficial da 30ª edição do festival “É Tudo Verdade”
Ao questionado da importância de homenagear Cabra Marcado Para Morrer, Amir Labaki defendeu como a produção é considerada mundialmente como um dos melhores documentários já feitos e atua como um lembrete que a ditadura é nojenta, além de ressaltar a importância do filme, afinal, segundo ele: “O Brasil fez Cabra Marcado Para Morrer, assim como fez Ainda Estou Aqui”, se referenciando à vitória do filme de Walter Salles na edição deste ano do Oscar.
Ao considerarmos os mais 2100 inscritos para esta edição, vemos diariamente a perseverança e a importância do gênero documental, desde o seu começo no século XIX com os Irmãos Lumière, até os dias de hoje, sempre discutindo a sociedade, e nos fazendo refletir sobre o contexto em que estamos inseridos, um exemplo é o filme, presente na mostra O Estado Das Coisas, About a Hero (2024, Piotr Winiewicz).
Com uma história baseadas nas produções do diretor alemão Werner Herzog, About a Hero se propõe a discutir a nossa relação com IA, suas implicações em nossa sociedade e seus perigos para o nosso futuro. Piotr Winiewicz nos relembra constantemente que estamos assistindo a uma produção absurda, nos fazendo refletir sobre o que é real ou não dentro do filme, trazendo um desconforto para o espectador ao colocá-lo tão perto de uma realidade que aparenta, em certos momentos, um filme de terror.
Somente um dos mais de 80 filmes presentes no “É Tudo Verdade”, o festival se divide em Mostras Competitivas como: Longas Metragens Brasileiros, Longas Metragens Internacionais, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Internacionais, e em Mostras Não-Competitivas como: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos É Tudo Verdade, aonde será passado um documentário sobre a vida de Charlie Chaplin intitulado: Chaplin: O Espírito do Vagabundo (2024, Carmen Chaplin).
Além dos filmes, a programação ainda incluirá conferências, debates e sessões em streamings que estarão disponíveis entre os dias 14 e 30 de Abril, por meio da plataforma do Itaú Cultural Play.

Cena de About a Hero de Piotr Winiewicz- Divulgação oficial Festival “É Tudo Verdade”
Com sessões gratuitas, o festival “É Tudo Verdade”, ocorrerá em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em terras paulistas as exibições acontecerão no Cinesesc, na Cinemateca Brasileira, no Instituto Moreira Salles (IMS), e no Centro Cultural São Paulo (CCSP), enquanto os cariocas poderão desfrutar do festival na Estação NET Rio, na Estação NET Botafogo e na Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca.
Tanto a sessão de abertura de São Paulo, que será realizada no dia 2 de abril na Cinemateca Brasileira com o filme Ritas (Oswaldo Santana, 2025), quanto a sessão de abertura no Rio de Janeiro, que será realizada no dia 3 de abril na Estação Net Botafogo com o filme Viva Marília (Zelito Viana, 2025), apresentarão estreias mundiais de seus respectivos filmes.
A cerimônia de premiação será realizada no sábado, 12 de abril, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 13 de abril.
Com grandes destaques, produções auto-críticas e filmes reflexivos, a 30ª edição do festival “É Tudo Verdade” acontecerá entres os dias 03 e 13 de Abril.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !