O Festival do Rio, patrocinado pela Shell e apoiado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, chega à sua 26ª edição de 3 a 13 de outubro. Neste ano, o festival será no Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço recentemente reformado e com cinco mil metros quadrados. O local fica próximo a importantes pontos culturais e turísticos como o Museu do Amanhã e o AquaRio, o Armazém da Utopia é facilmente acessível por meio das estações do VLT.
Durante os 11 dias do Festival do Rio 2024, o Armazém da Utopia será o centro de encontro para profissionais do audiovisual, incluindo diretores, produtores, executivos de estúdios, artistas e influenciadores digitais.
A princípio, o espaço não só acolherá essas figuras do setor, como também oferecerá uma programação especial ao público em geral, mediante inscrição prévia divulgada no site do festival e em suas redes sociais. Os serviços de Credenciamento, Centro de Imprensa, Eventos Sociais e o RioMarket estarão disponíveis no local.
RioMarket no Festival do Rio 2024
Além disso, o RioMarket, área de mercado do festival, promoverá palestras, seminários, exibições especiais e rodadas de negócios para impulsionar a indústria audiovisual. A iniciativa também inclui o RioMarket Jovem, que oferecerá workshops e orientações vocacionais para jovens interessados no audiovisual. A programação do festival incluirá a Première Brasil, com filmes brasileiros concorrendo ao Troféu Redentor, mostras temáticas, clássicos restaurados e filmes LGBTQIAPN+ competindo pelo Prêmio Felix. O circuito de exibição abrangerá mais de 20 locais na cidade, incluindo o Cine Odeon, e as novas salas do Circuito da Prefeitura do Rio com sessões a preços promocionais.
Por fim, a programação, incluindo os filmes brasileiros selecionados e horários das exibições, será divulgada em breve no site do festival e nas redes sociais.
Ademais, leia:
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma