Sunday, September 25, 2022

Festival Margem Visual realiza sua 2ª edição priorizando a arte da periferia

O Mó Coletivo, grupo formado por Carolina Rodrigues, Laís Castro e Mery Horta, mulheres artistas/pesquisadoras da Zona Oeste do Rio de Janeiro, idealizou e desenvolveu o “2º Festival Margem Visual: performance periférica”. A mostra será apresentada gratuitamente em dois locais – o primeiro, na zona oeste, no espaço Escambo Cultural, em Sulacap, a partir das 15h do dia 03 de setembro. O MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira) recebe a exposição duas semanas depois, em 17 de setembro, a partir das 14h.

A princípio, a ideia é fortalecer e enaltecer os trabalhos artísticos periféricos. O projego foi contemplado pelo edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Dessa forma, nesta edição serão expostos ao público seis trabalhos, recebendo, cada um, a premiação de R$ 1 mil.

A saber, todos os trabalhos são de artistas ou coletivos artísticos com origem em locais periféricos da cidade do Rio de Janeiro, que tenham a periferia como eixo conceitual de seus trabalhos. Além disso, devem produzir obras na linguagem da performance dentro das categorias contempladas pelo prêmio, que são Vídeo (performances gravadas em vídeo com duração máxima de 10 minutos); Fotografia (performances realizadas em diálogo com a fotografia com no mínimo uma imagem fotográfica e no máximo seis) e Ao Vivo (performances com duração máxima de 30 minutos, realizadas ao vivo).

SERVIÇO:

2º Festival Margem Visual: performance periférica – Sulacap

Quando: 03 de setembro

Horário: A partir das 15h

Onde: Escambo Cultural

Endereço: Av. Albérico Diniz, 1657 – Jardim Sulacap

Entrada Gratuita

2º Festival Margem Visual: performance periférica – Centro

Quando: 17 de setembro

Horário: A partir das 14h

Onde: MUHCAB – Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa

Entrada Gratuita

Ademais, veja mais:

Menina Lua | Sesc Tijuca recebe espetáculo inédito com Luiza César

Confira 7 livros para o Dia Internacional da Mulher | Maria Madalena e companhia

Escreve o que achou!