Com distribuição Zeta Filmes, estreia no próximo dia 01 de junho o filme EO, indicado ao Melhor Filme Internacional Oscar 2023 e vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022.
No longa, o mundo é um lugar misterioso quando visto pelos olhos de um animal. EO, um burro cinza com olhos melancólicos, conhece pessoas boas e más ao longo do caminho. Após deixar o circo, percorre da Polônia até à Itália, experimenta alegria e dor, transforma sua sorte em desastre e seu desespero em uma inesperada felicidade. Mas nem por um momento ele perde sua inocência. Uma homenagem do veterano diretor polonês Jerzy Skolimowski ao filme Au Hasard Balthazar (1966) de Robert Bresson.
Aliás, confira o trailer, e siga para a lista de cidades mais abaixo:
EO estreia nas seguintes cidades: Aracajú, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Londrina, Maceió, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória.
O diretor Jerzy Skolimowski nasceu em 1938, em Lódz, na Polônia. Cineasta, roteirista, poeta, dramaturgo, pintor e ator, Skolimowski se formou em Etnologia, Literatura e História na Universidade de Varsóvia em 1959. Depois, em 1962 se graduou em direção na Lódz Film Academy. Dirigiu 19 longas nos últimos 63 anos de carreira. Recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim pelo filme Le Départ em 1967; e o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes por The Shout, em 1978. Em 1982, com Moonlighting (Vivendo Cada Momento), protagonizado por Jeremy Irons, venceu o Prêmio de Melhor Roteiro em Cannes.
Posteriormente, em 2008, ano que marca o seu retorno à realização depois de 17 anos, Skolimowski apresentou Quatro Noites com Anna (Cztery noce z Anna) na Quinzena dos Realizadores, do Festival de Cannes. Em 2011, com Essential Killing, protagonizado por Vincent Gallo, venceu o Grande Prêmio do Júri na Mostra de Veneza. Com EO, lançado em Cannes em 2022, recebeu o Prêmio do Júri e é indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.