Wednesday, September 28, 2022

Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade | Gamboa recebe exposição de fotografias e filme gratuito

MUHCAB, recebe na próxima quinta (11/08), a partir das 18h, o projeto Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade, idealizado por Rodrigo Moraes. Derivado do longa-metragem Okutá Ió (2022), é um projeto financiado pela prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, através do edital FOCA.

Okutá Ió revisita a história e manifestações culturais de matriz africana da região da Pequena África, no Rio de Janeiro. Com atenção para as consequências para a população local das transições no espaço urbano por meio de obras na região portuária voltadas para grandes eventos na cidade. O candomblé, o batuque do samba e as discussões em torno da resistência negra propõe uma reflexão sobre nosso papel na sociedade.

Ademais, ouça abaixo sobre cultura negra e siga lendo:

O filme

Okutá Ió é um filme feito a partir da convivência constante com membros da comunidade da Pequena África e na experiência de eventos e manifestações dentro do universo cultural que tem como palco a Zona Portuária carioca. Para trazer um pouco desses cosmos, o filme entrevista uma série de personagens com saberes históricos e experiências pessoais intrínsecas à dinâmica daquele local, a exemplo das Tias na nova geração: Celina, Maria Moura, Sônia, Lúcia e Carmem.

Além disso, há também um lado de cinema direto no filme, no sentido do testemunho de eventos que aconteceram no território tema ilustrando a diversidade das expressões afro: Balaio das Yabás, o Dia de Iemanjá, Rodas de samba na Pedra do Sal, o teatro de rua, entre outros. Na montagem, a obra dispõe depoimentos e registros presenciais de eventos afim de ilustrar e construir em conjunto sentidos de solidariedade, afeto, fé, luta e resiliência.

Por fim, a exibição do filme acontecerá no dia (12/08), no site https://okutaio.com/.

Serviço

Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade

MUHCAB

R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa

Quinta a domingo, 10h às 20h

Classificação: Livre

Entrada Franca

Informações:

Período: 11 a 27 de agosto de 2022.

Ademais, ouça abaixo e depois leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
Além disso, podcast com Marcelo Monteiro falando de Cosmogonia Africana
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro

Escreve o que achou!