MUHCAB, recebe na próxima quinta (11/08), a partir das 18h, o projeto Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade, idealizado por Rodrigo Moraes. Derivado do longa-metragem Okutá Ió (2022), é um projeto financiado pela prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, através do edital FOCA.
Okutá Ió revisita a história e manifestações culturais de matriz africana da região da Pequena África, no Rio de Janeiro. Com atenção para as consequências para a população local das transições no espaço urbano por meio de obras na região portuária voltadas para grandes eventos na cidade. O candomblé, o batuque do samba e as discussões em torno da resistência negra propõe uma reflexão sobre nosso papel na sociedade.
Ademais, ouça abaixo sobre cultura negra e siga lendo:
O filme
Okutá Ió é um filme feito a partir da convivência constante com membros da comunidade da Pequena África e na experiência de eventos e manifestações dentro do universo cultural que tem como palco a Zona Portuária carioca. Para trazer um pouco desses cosmos, o filme entrevista uma série de personagens com saberes históricos e experiências pessoais intrínsecas à dinâmica daquele local, a exemplo das Tias na nova geração: Celina, Maria Moura, Sônia, Lúcia e Carmem.
Além disso, há também um lado de cinema direto no filme, no sentido do testemunho de eventos que aconteceram no território tema ilustrando a diversidade das expressões afro: Balaio das Yabás, o Dia de Iemanjá, Rodas de samba na Pedra do Sal, o teatro de rua, entre outros. Na montagem, a obra dispõe depoimentos e registros presenciais de eventos afim de ilustrar e construir em conjunto sentidos de solidariedade, afeto, fé, luta e resiliência.
Por fim, a exibição do filme acontecerá no dia (12/08), no site https://okutaio.com/.
Serviço
Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade
MUHCAB
R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa
Quinta a domingo, 10h às 20h
Classificação: Livre
Entrada Franca
Informações:
Período: 11 a 27 de agosto de 2022.