Monday, November 28, 2022

Filmes Negros Importam | Mostra acontece no Estação Net Rio

O Estação Net de Cinema celebra o dia da consciência negra com a Mostra Filmes Negros Importam. A princípio, são 19 filmes nacionais e estrangeiros, clássicos e inéditos, que discutem as questões afrodiaspóricas em sua amplitude, a cultura e a importância histórica no mundo contemporâneo.

A mostra abre com a comédia Na Rédea Curta, novo longa de Ary Rosa e Glenda Nicácio, que retrata de forma bem humorada o cotidiano de uma mãe e seu filho na periferia de Salvador. No elenco Sulivã Bispo, Thiago Almasy, Zezé Motta e Jackson Costa

Além disso, na seleção, os inéditos e premiados: 7 Cortes de Cabelo no Congo, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi; Exu e o Universo, de Thiago Zanato.

Aliás, ouça abaixo a conversa que tivemos com Nasi, que produziu e participou do roteiro, e Baba Julio, sobre o filme Exu e o Universo:

Mato Seco em Chamas, de Joana Pimentel e Adirley Queirós, A troco de Nada, de Patrick Granja; pré-estreia de Mali Twist, Robert Guédiguian; e muito mais.

Por exemplo, na Mostra Filmes Negros Importam há uma oportunidade rara de assistir no telão Sweet Seetback’s Baadassssss Song, de Melvin Van Peebles. Uma obra que com um contexto marginal, narrativa fragmentada e pulante, e trilha sonora soul-funk gravada por um então desconhecido Earth Wind and Fires do Vento, de Joel Zito Araújo.

A programação inclui ainda encontros e debates acerca das temáticas dos filmes da mostra. No dia 21, segunda, exibição especial de Marte Um, de manhã com a presença do ator Cícero Lucas que faz o Deivinho.

Enfim, para mais informações, acesse: http://www.grupoestacao.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=58&Itemid=312&lang=pt

Ademais, veja mais:
A Não-Ilha | Livro de cineasta brasiliense traz realidades paralelas
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Enfim, a Pedra Rara da Capa Comics

7 Comments

Escreve o que achou!