Conecte-se conosco

Cinema

Gorbachev.Céu | É Tudo Verdade mostra outro lado do político russo

Publicado

em

critica gorbachev

Quase todos tem um certo preconceito em relação a políticos, não que não exista um motivo para odiá-los. Quando se pensa no líder da União Soviética pré-dissolução é natural ter ideias ainda mais retrógradas; entretanto Gorbachev.Céu mostra que de alguma forma todos estamos errados, pelo menos quanto a Mikhail Gorbachev. Depois de inúmeros presidentes ineptos ou despóticos, ver um homem honestamente democrata, apaixonado pela esposa e pelas artes e com bom humor é quase insano.

Para facilitar a vida de quem assiste, Gorbachev.Céu começa com uma breve recapitulação de quem foi o Grande Mikhail Gorbachev, explicando a sua importância durante a crise política da guerra fria e o seu papel na dissolução da União Soviética. Mais interessante do que este prólogo são as conversas mais aquecidas discutindo estes temas entre diretor e dirigido. Obviamente a luz ainda não se apagou neste russo de estatura mediana, mas com uma mente límpida e afiada.

Diálogos e humores

Em termos de ritmo, Gorbachev.Céu é lento, quase cansativo, mas ainda assim consegue prender a atenção da audiência em alguns momentos. Em menos de 2h vemos conversas espaçadas e alguns vários momentos contemplativos ou em que o ex-presidente soviético interage com os seus funcionários. Por um lado, essas interações sempre educadas e bem-humoradas de Gorbachev aparentam ser forçadas para gerar uma narrativa mais benevolente sobre esta figura, entretanto, a naturalidade com que Gorbachev conversa e lida com aqueles a sua volta é curiosamente doce. Chegamos num ponto onde ser agradável e educado parece algo completamente inesperado vindo de uma figura de autoridade; seria excelente ter mais estadistas desse tipo.

Mesmo com toda essa aura afável de um idoso simpático, não deixamos de ver um tigre por trás de Gorbachev quando ele é acuado. O diretor tenta o fazer reconhecer alguns erros durante a sua presidência, mas Gorbachev é mais sagaz. A cena em que ambos discutem sobre a libertação dos bálticos é quase hilária; enquanto o ex-presidente se mantém controlado e mede cada palavra o diretor parece a beira de uma síncope, completamente incapaz de provar o seu ponto.

Conclusão

Finalmente, as considerações finais. Gorbachev.Céu é quase um obituário antes da morte. O documentário se passa às portas de 2020 com um protagonista idoso e enfermo, não é necessário ser um gênio para ver que correram para finalizar essa obra antes que algo acontecesse. O próprio filme deixa isso claro com a última cena flutuando agourenta sobre nós. É um filme moderadamente interessante que conta a história de um homem extraordinário, mas não mortalmente interessante. Saiba mais no É Tudo Verdade.

Ademais, veja mais:

Crítica | A saber, ‘Era Uma Vez Um Sonho’ é elegia caipira emocionante na Netflix
Todas as Canções de Amor | Crítica
 

Cinema

‘A Freira 2’ lidera bilheterias brasileiras e diretor explica sua visão. Entenda!

Em exibição há duas semanas, o filme da Warner Bros. Pictures traz Valak, a Freira Demônio, de volta ao cinema

Publicado

em

critica a freira 2

É o mais recente capítulo do universo “Inovação do Mal” e vem fazendo sucesso. “A Freira 2”, produzido pela Warner Bros. Pictures, lidera as bilheterias brasileiras. A princípio, com apenas duas semanas em cartaz, o filme de terror já arrecadou mais de R$38 milhões em bilheteria e atraiu quase 2 milhões de espectadores aos cinemas.

A trama de “A Freira 2” reintroduz Irmã Irene (interpretada por Taissa Farmiga) em um ambiente assustador. Dessa forma, entrelaça a história da Santa Luzia, a padroeira dos olhos e visão, com a atmosfera arrepiante da luta contra o mal.

O diretor Michael Chaves compartilha:

 “Cresci no catolicismo e sempre fiquei impressionado com as imagens que a cercavam – essa mártir cujos olhos foram cortados. Muitas vezes, vemos seus olhos nas palmas das mãos. Acho que há algo assustador e rico nesse imaginário.”

Valak

Continuando a história do filme anterior, A Freira 2 apresenta desafios antigos, com Valak mais poderosa do que nunca, e destaca duas heroínas cativantes unidas pelo poder da coragem. Michael explica:

“Gosto de histórias de mulheres fortes… A ideia dessas duas freiras encarregadas de uma missão atravessarem a Europa para tentar caçar esse demônio. Foi emocionante, uma história forte desde o início. Valak embarca em uma jornada pessoal… Introspectiva, íntima, dentro de si mesma, para entender quem ela é – e encontrar sua própria visão e sua própria maneira de ver o mundo ao seu redor”.

A saber, “A Freira 2” é dirigido por Michael Chaves (“A Maldição da Chorona [2019]”, “The Maiden [2016]” e “Inovação do Mal 3: A Ordem do Demônio [2021]”) e produzido pela New Line Cinema, The Safran Company e Warner Bros. Pictures.

O elenco do filme inclui Taissa Farmiga (“American Horror Story: Coven”, “Regressão”, “A Freira”), Storm Reid (“Uma Dobra no Tempo”, “Euphoria”), Jonas Bloquet (“Elle”, “A Freira”) e Anna Popplewell (“As Crônicas de Nárnia”), entre outros.

A Freira 2 está em exibição nos cinemas de todo o Brasil, com versões acessíveis disponíveis.

Por fim, leia mais:

Ângela | Crime retratado em podcast vira filme

Premiado em Gramado, ‘Tia Virgínia’, com Vera Holtz, ganha novo trailer e data de estreia

Nosso Sonho | História de Claudinho e Buchecha vira bom filme nacional

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências