O longa-metragem Grande Sertão, dirigido por Guel Arraes (O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro), que também assina o roteiro com Jorge Furtado (Ilha das Flores, O homem que copiava), estreia nesta quinta-feira, 6 de junho, em 121 cidades de 24 estados do Brasil. A produção é uma adaptação do clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.
No mesmo dia, o longa abre a 28ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual, no Recife. O filme será exibido na Mostra Hors Concours, em sessão gratuita que contará com a presença do diretor e do elenco. Caio Blat, Luis Miranda, Eduardo Sterblitch e Rodrigo Lombardi estão confirmados. A diretora de 2ª unidade e produtora artística do longa, Flávia Lacerda, também estará no festival.
A produção recebeu o prêmio de melhor direção para Guel Arraes, na categoria Critic’s Picks, na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, em novembro de 2023.
Adaptação
Estrelado por Caio Blat (Riobaldo) e Luisa Arraes (Diadorim), Grande Sertão te produção de Manoel Rangel, Egisto Betti e Heitor Dhalia. O longa transpõe o universo da violência dos jagunços do sertão para o território das organizações criminosas de uma periferia urbana, cercada por muros gigantescos, em um tempo indeterminado.
A história, narrada em tom épico, segue a trajetória de Riobaldo, professor que ingressou no bando por amor a Diadorim, um dos bandidos. Também integram o elenco do longa Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Luis Miranda (Zé Bebelo), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Mariana Nunes (Otacília) e Luellem de Castro (Nhorinhá).

POR FIM, LEIA MAIS:
Guel Arraes ganha prêmio em festival europeu



