Wednesday, September 22, 2021

Grupo SATS realiza performances gratuitas no Centro do Rio de Janeiro

O novo trabalho do Grupo SATS é “Tecnologias para Permanecer”. E a estreia vai rolar no lindo Centro do Rio de Janeiro de uma forma diferente: uma ação coreográfica que acontece por cinco dias consecutivos, de 7h às 19h. Começa dia 08 de março na Cinelândia, onde permanece até o dia 12. Posteriormente, a segunda fase do projeto será na semana seguinte , ou seja, entre 15 a 19 de março, na Central do Brasil. Na proposta, o SATS conta com seis performadores que, com fones de ouvidos e determinação, atuarão num sistema de revezamento, dançando um mesmo fragmento coreográfico por 12 horas ininterruptas.

“A rua realmente te convida a experimentar as ferramentas de criação de outro modo; há uma intensidade neste espaço que é da ordem do imprevisível. Parte do que você programa para acontecer na rua tende a falhar, e essa possibilidade faz com que o trabalho se organize de muitas formas. Além disso, há um espaço concreto de encontro, por não estarmos fechados dentro de um espaço privado, ou cobrando qualquer dinheiro de quem visualiza a dança-performance”, ressalta Deisi Margarida, fundadora do grupo em 2016.

Paralelo

A princípio, em paralelo à dinâmica das apresentações, o grupo recebe inscrições de artistas e demais interessados para uma oficina gratuita, a qual também acontece no espaço público e com fones de ouvido. Realizada de 22 a 24 de março, a oficina resultará no Re-enactment, onde será proposto aos inscritos a reapresentação da ação coreográfica do projeto, distribuindo os artistas envolvidos em diferentes pontos do espaço público escolhido no dia 26 de março.

Enfim, para se inscrever é preciso enviar um breve currículo, com nome e telefone, até o dia 19 de março, para o e-mail gruposats@gmail.com. A lista com os selecionados será divulgada no Instagram / Facebook do grupo. No dia 27 de março uma live nas redes sociais encerra o projeto, versando sobre os processos de todo o trabalho.

Aliás, a ação principal produz uma instalação escultórica no espaço público que não se coloca pela simples presença, mas pela capacidade coreográfica de incidir como um ruído, se apresentando de modo insistente na cidade.

“A ideia de ir para a rua e produzir um trabalho em dança que se ocupe da duração, e não do espaço, ganhou nova delimitação no contexto pandêmico. Nossa ação não desloca e reúne pessoas, pelo contrário. Estamos interessados, justamente, nos que passam por aquele espaço porque precisam estar ali” reitera Deisi. “Para nós, a rua não é um cenário, um pano de fundo para mais um discurso, muito menos é um palco. Por isso, neste trabalho não faz sentido pensar em público no modo mais tradicional. Quem nos olha, ou quem nos ignora, está interagindo na mesma medida, seja na rua ou em nossas redes sociais. Estamos todos em diálogo. A rua é uma grande encruzilhada. Sem dúvida, é o lugar onde mora o imprevisível”, sintetiza, por fim, Rodrigo.

SERVIÇO:

“TECNOLOGIAS PARA PERMANECER” [performance]

Cinelândia – 08 a 12 de março
Central do Brasil – 15 a 19 de março

Horário: 07h às 19h

Classificação ETÁRIA: Livre
GRATUITO

RE-ENACTMENT [oficina gratuita]

Datas: 22, 23 e 24 de Março
Local: Parte externa do Museu de Arte Moderna

Horário: 14h às 17h
Inscrição: Para se inscrever é preciso enviar um breve currículo, até o dia 19 de março, para o e-mail gruposats@gmail.com

RE-ENACTMENT

Data: 26 de março

Horário: 16 às 18h

Local: Praça da Cinelândia

LIVE

Data: 27 de março

Hora: 19h

Local: Divulgação do link pelas redes do grupo

https://www.instagram.com/gruposats/

https://www.facebook.com/gruposats1/

Ademais, veja mais:

Trap de Cria | Documentário mergulha na cena trap carioca e dá voz às comunidades
Por fim, no Dia Internacional da Dança, apenas dance | e leia
Dançarina Faby TiZee | “Você passa a enxergar todo o desempenho e técnica envolvida durante a apresentação”

Escreve o que achou!