Mestiça | Helô Tenório lança música sobre miscigenação

A cantora Helô Tenório lançou no último dia 11 de junho, seu novo single “Mestiça”. A canção fala sobre o processo de miscigenação, essa mistura brasileira, e como nos identificamos diante das diferenças do mundo contemporâneo. Ela ganha lançamento em um momento de extremos e polarizações. Há toda uma cobrança por posicionamentos, entre aceitações e cancelamentos.

“Como manter a sanidade mental diante disso tudo e o senso de pertencimento cultural, social ou racial? Em muitos meios eu era considerada de pigmentação de pele escura demais, em outros de pigmentação clara demais, dependia apenas da conveniência do grupo social onde eu circulava”, declara Helô.

Avós

Sem dúvidas, é um um assunto polêmico, que levanta muitas opiniões.

“Escrevi essa música, entre outras, através de uma experiência de vida como mulher, brasileira, mestiça, artista, pesquisadora, professora e investigadora cultural. Dentro do meu processo de construção, onde coleciono histórias
dolorosas de abusos de todas as esferas, mas também sou grata aos privilégios que a educação e o conhecimento me proporcionam. Para além dos meus pais, fui criada por duas mulheres, minhas avós, que foram e são minhas maiores inspirações. Mulheres que vieram de realidades sociais muito difíceis. Uma ‘descendente indígena’ que veio fugida do nordeste, de Palmares dos Índios, Alagoas, com sua mãe e seus 14 irmãos, fugindo de um coronelismo opressor, violento e assassino. A outra, mestiça descendente de escravos e brancos do interior do Rio de Janeiro, a cidade de Santo Antônio de Pádua, que veio para a metrópole para tentar uma vida distante da realidade escravocrata que ainda impera nas zonas rurais do nosso país”, completa Helô.

O plano da cantora é lançar uma música por mês até o fim do ano.

Enfim, confira o clipe:

3 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: