Jovem Guarda será homenageada pela terceira idade na UERJ

Na próxima quarta-feira (11), às 14 horas, a UERJ será palco para os talentos da terceira idade. O Tributo à Jovem Guarda será realizado pelos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ (UnATI). Certamente, a apresentação de fim de ano da UnATI será o momento de relembrar os sucessos de grandes artistas da MPB. Para os mais jovens, é a oportunidade de conhecer de perto o movimento musical que balançou o Brasil nos anos 60.

A Jovem Guarda surgiu no ano de 1965, no programa televisivo de mesmo nome, exibido pela TV Record. Fortemente influenciado pelo Rock and Roll, as letras geralmente falavam de romance, festas e temas inocentes de uma juventude que buscava diversão e pouca responsabilidade. Entre as canções marcantes da Jovem Guarda estão: “Prova de Fogo” (Wanderléa), “Calhambeque” e “É proibido fumar” (Roberto Carlos) e “Festa de Arromba” (Erasmo Carlos).

Segundo a Profª Leila Jordão, coordenadora de eventos da UnATI, o evento é aberto para os alunos da UERJ e à comunidade externa. Na ocasião, os idosos da UnATI farão playbacks de canções que marcaram sua juventude. Dentre os artistas relembrados estão: Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos e Ronnie Von. Além da apresentação musical, haverá também um esquete temática. Sem dúvida, vale a pena reservar a tarde de quarta-feira para prestigiar os alunos mais experientes da universidade.

Terceira idade em cena

A UnATI foi criada em 1993 e desde então tem sido espaço para o desenvolvimento de atividades artísticas, bem como projetos de extensão e cursos voltados para a terceira idade. Desse modo, a UnATI é um centro de ensino e pesquisa que proporciona à comunidade da UERJ realizar trabalhos voltados a faixa etária que mais cresce no país. Atualmente, no âmbito de formação profissional, a UnATI oferece um curso de pós-graduação em Geriatria e Gerontologia e um curso para cuidadores de idosos. No entanto, é mais conhecida pelos cursos para as pessoas da terceira idade.

Os cursos livres da UnATI são gratuitos e abertos para qualquer pessoa com 60 anos ou mais. Há diferentes opções de aulas: cursos de idiomas, música, dança, literatura e até atividades voltadas para a prevenção de doenças. Alguns cursos estão com inscrições abertas até o dia 9/12 e as vagas são preenchidas por ordem de chegada. Para se inscrever, é necessário comparecer ao 10º andar do Campus Macaranã com documento de identificação original e cópia além de um comprovante de residência. O edital completo está disponível no site da UnATI.

Por fim, o evento da UnATI UERJ em tributo à Jovem Guarda será realizado no Teatro Odylo Costa Filho, localizado no campus Maracanã da UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã), a partir das 14 horas. Vale lembrar que a entrada é gratuita e a UERJ tem fácil acesso por metrô, trem e diversas linhas de ônibus.

Agora, leia essas 😉

Afro Gourmet apresenta culinária africana
João Raphael fala sobre consciência negra, sociologia, educação e arte
Bacurau é exibido pela UERJ na Concha Acústica Marielle Franco
Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram