A cultura como ferramenta de transformação ambiental e social ganha protagonismo no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia nesta quarta-feira (11), às 18h. Campeã da Juventude da COP30, a produtora cultural e ativista climática Marcele Oliveira ministra a palestra A relação entre cultura, território e meio ambiente, em um encontro gratuito, com formato híbrido e transmissão online ao vivo.
A atividade integra o projeto Caminhos Criativos, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) em parceria com o Instituto Futuros, com foco no fortalecimento da economia criativa no estado. O evento propõe uma reflexão sobre o papel da cultura no enfrentamento às mudanças climáticas, destacando o protagonismo das periferias e os impactos do racismo ambiental no setor cultural.
Escolhida Campeã da Juventude da COP30, realizada em novembro último, Marcele Oliveira coordenou a participação de jovens nas discussões do evento internacional e traz para a palestra sua experiência em negociações climáticas e políticas públicas. Durante o encontro, ela discute como práticas culturais podem contribuir para a adaptação climática, a educação ambiental e a construção de novos modelos de desenvolvimento a partir dos territórios.

O público-alvo inclui empreendedores, produtores culturais, coletivos e agentes criativos, com ou sem experiência prévia em editais, que atuam na área da cultura e da economia criativa. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, escolhendo entre a modalidade presencial ou online. Os inscritos confirmados recebem o link de acesso à transmissão, que ocorre pelo YouTube do Instituto Futuros.
Marcele Oliveira é diretora executiva do Perifalab, cofundadora da Coalizão O Clima é de Mudança e atua como Jovem Negociadora pelo Clima da Secretaria de Meio Ambiente e Clima do Estado do Rio de Janeiro. Sua pesquisa e atuação conectam o campo cultural ao enfrentamento das consequências das mudanças climáticas nas periferias, com foco em adaptação, educação climática e justiça ambiental.
O projeto Caminhos Criativos prevê uma jornada de capacitação e desenvolvimento profissional ao longo de 12 meses, beneficiando mais de cinco mil empreendedores e organizações da cultura e economia criativa em todo o estado. A iniciativa tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secec-RJ, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço – Palestra “A relação entre cultura, território e meio ambiente”
Com: Marcele Oliveira
Data: 11 de fevereiro de 2026
Horário: 18h
Formato: Híbrido e gratuito
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Inscrições (presencial e online): AQUI
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



