Confira dicas para começar a transformar a leitura em um hábito

Recentemente, muitas pessoas têm buscado novas práticas para seu momento de lazer e relaxamento e passar um tempinho com os livros está entre elas. Porém, construir um novo hábito nem sempre é tarefa fácil, mesmo sabendo das consequências positivas de uma nova rotina. Pensando nisso, Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, separou algumas dicas para quem deseja incluir a leitura em sua rotina para manter a mente saudável.

“A leitura é uma das atividades mais importantes que o indivíduo pode ter, principalmente em momentos conturbados e de estresse como o que vivemos atualmente. Os livros possuem um papel fundamental na vida das pessoas e ainda trazem diversos benefícios à saúde mental “, comenta Ricardo.

Além disso, segundo pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, uma leitura de seis minutos é o suficiente para diminuir 68% dos níveis de estresse. Após este breve período, eles notaram uma queda da frequência cardíaca e músculos mais relaxados nos voluntários. Aliás, outra pesquisa, realizada na Universidade Stanford, dos Estados Unidos, provou que durante a leitura diferentes áreas do cérebro são afetadas.

Agora que você já sabe da importância que os livros têm para sua saúde, confira três dicas de como criar esse hábito:

1 – A princípio, escolha temas com os quais você se identifique

O hábito de leitura em si é intimamente relacionado à conexão desenvolvida com um determinado assunto. Quanto maior ela for, mais natural será para você se apaixonar pela literatura.

2 – Então, comece pelos clássicos

Autores que atravessaram décadas ou séculos mantendo-se na preferência do público dominaram, obviamente, a arte de sedução pelas palavras. Machado de Assis, Saramago, Dostoievsky e García-Márquez são alguns dos vários exemplos. Quando se trata de clássicos, não faltam obras já aclamadas e comprovadamente prontas para conquistar novos leitores.

3 – Em seguida, abra a porta para novos autores

A contemporaneidade faz com que os escritores de hoje tenham um atrativo a mais. O próprio fato deles compartilharem o mesmo pano de fundo sócio-político já garante conexões potenciais importantes como a identificação com o estilo. Além disso, as personagens e as grandes temáticas passam a ser muito mais naturais e, consequentemente, mais engajadoras.

Ademais, leia mais:
Conheça o poema Folhas na Rua
Contos de Amor | Editora Solar dos Livros lança obra sensível e criativa
The Midnight Gospel | Série mostra armadilha existencial da alma

Escreve o que achou!