Bicho Bolota vivia rodeado de amigos insetos que costumavam lhe dar conselhos, mas nenhum deles o ajudava a encontrar o seu verdadeiro propósito. Depois de muito esforço para ser como os outros bichos, um grupo de piolhos atrevidos e barulhentos fizeram com que ele saísse rolando montanha abaixo e desse início a um período de descobertas…
Nem sempre é fácil responder à questão “quem sou eu?”. No quinto e último título da coleção Monstro Rosa, da espanhola Olga de Dios, acompanhamos a jornada do protagonista em se descobrir e assumir essa identidade, mesmo quando tudo ao redor o aconselha a permanecer imóvel e não quebrar regras. Bicho Bolota nos mostra a importância da descoberta sobre nós mesmos e de sabermos como preferimos nos identificar e estar no mundo. Essa é a sinopse que encontrei no site da Travessa.
Antes de se reconhecer, Bicho Bolota parece fazer algumas travessias e se perde, um pouco, sobre o que ele é. Ele sai seguindo no seu percurso, tentando entender seu corpo, suas funções, tudo implícito.
Durante sua caminhada, ele tropeça e encontra alguns amiguinhos. Mais uma tentativa de se reconhecer, se encontrar ou se ver… Tudo em vão!
O livro também foi mais um achado na estante dos meus sobrinhos. Sendo a avó paterna pedagoga e o filho, engenheiro, os livros sempre chegam para as crianças. Sabemos que esse tipo de atitude está longe da realidade brasileira, não só pela falta da “cultura do ler”, mas pela falta de poder aquisitivo para comprar um livro.
Bicho Bolota foi bem aceito pelas crianças que têm 3 anos.
Em de suas andanças, o Bicho Bolota passa, por exemplo, por uma série de insetos diferentes. Isso é bem legal porque os pequenos reconhecem aqueles insetos, sendo possível treinar a fala deles.
O livro é alegre, muito colorido, com letras grandes para não forçar a vista. Assim, a leitura se torna leve. Bicho Bolota parece estranho… Ele nasce no topo de uma montanha, come muito, cresce muito e sai rolando… Mas ele é bonzinho… Muito bonzinho!
Que mal há em ser diferente?
Acredito que a mensagem de aceitação, implícita no livro, não chega para os pequenos, afinal é preciso de um pouco mais de maturidade para entendê-la
Achei o livro muito gostoso! Li e reli umas quinhentas vezes o texto sobre os insetos para os meus sobrinhos. Eles acabaram deixando o protagonista de lado! Rsrsrs…
Indico esse livro! O seu tema é bem atual e o tipo de texto agrada as crianças. Ele funciona de acordo com a passagem do tempo!
Na verdade, acho que todos nós somos um pouco Bicho Bolota. Nós mudamos tanto… Somos tão inexatos…
Afinal, adquira o livro aqui: Amazon
Ficha:
Título: Bicho Pelota
ISBN: 9786557172544
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 24,3 x 22,2 x 0,6
Páginas: 40
Ano copyright: 2023
Ano de edição: 2023
Edição: 1ª
Participantes
Autor: Olga de Dios
Tradutor: Monica Stahel
Por fim, leia mais:
‘Eu me lembro’, de Selton Mello, entra para lista dos mais vendidos
Nova edição do livro-agenda ‘Orixás 2024’ já está disponível para reserva e revela previsões