A exposição “Niterói na Década do Oceano – Mares e Corais,” da artista visual Cris Duarte, permanecerá no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC) até 7 de janeiro. A entrada é gratuita, todos os dias, das 9h às 18h. Com organização do Centro de Investigação Artística (CIA) e curadoria de Marcia Marschhausen, a mostra se fundamenta nas pesquisas da artista sobre a relevância dos oceanos.
“É muito importante desenvolver na sociedade em geral o melhor entendimento sobre o que é o oceano. Trabalhamos muito pouco o tema, por exemplo, no currículo escolar. É vital trazer esse assunto para o nosso cotidiano e por isso saúdo a exposição ‘Niterói na Década do Oceano’, localizada numa cidade que tem uma relação tão estreita com o mar. Fico muito feliz da UNESCO ser uma das apoiadoras da exposição e que ela seja mais uma ação do marco da ‘Década do Oceano’ , observa Fabio Eon, Coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil.
A “Década do Oceano” é promovida pela UNESCO, vigente de 2021 a 2030, e se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14). Dessa forma, a exposição busca não apenas proporcionar uma experiência estética, mas também fortalecer a comunicação e a participação cidadã na defesa da natureza e de suas belezas subaquáticas. Ou seja, intuito é incentivar o comprometimento político contra a poluição marinha e seus impactos.
A saber, o projeto tem realização pela Prefeitura de Niterói e pela Secretaria de Culturas de Niterói, por meio da Lei do ISS. O Centro de Investigação Artística (CIA) está como executor e tem o apoio do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e da Fundação de Artes de Niterói (FAN). Além disso, apoio institucional da Fendercare.?
Serviço:
Local: MAC NITERÓI
– Visitação: De 02 de dezembro de 2023 a 07 de janeiro de 2024
– Horário: Todos os dias, das 9h às 18h
– Entrada: Gratuita
– Endereço: Mirante de Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói/RJ
– Classificação indicativa: Livre
A DÉCADA DO OCEANO:
A Década do Oceano é uma iniciativa global liderada pelas Nações Unidas, lançada em 2021 e com vigência até 2030. Seu principal objetivo é aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos oceanos, como poluição, acidificação, sobrepesca e mudança climática, além de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades costeiras e insulares. A colaboração entre governos, ONGs, comunidades e indivíduos visa proteger e utilizar os recursos marinhos de maneira sustentável, preservando a beleza e a riqueza dos oceanos para as gerações futuras.
Por fim, leia mais:
Perotá Chingó faz show de sensações no Circo Voador
Malía dá o papo: ‘Sendo intérprete, quero construir narrativas’ | Entrevista exclusiva
Carnaval 2024 no Circo Voador: CarnaMango terá Marcelo D2, Cacique de Ramos, Furacão 2000 e mais