Maria Felipa para Crianças chega ao Rio de Janeiro, trazendo uma das heroínas mais subestimadas da história do Brasil para o imaginário infantil. Criada e apresentada pela contadora de histórias Paty Lopes, a narrativa explora a vida de Maria Felipa, uma mulher negra e destemida que, durante a Independência da Bahia, incendiou quarenta navios portugueses em uma ação de resistência contra o domínio colonial.
Paty Lopes desenvolveu a contação de forma a engajar e conscientizar crianças sobre a importância da luta antirracista e do protagonismo negro na formação do Brasil. A obra, que já foi apresentada no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, e também recebeu apoio do edital dos Satyros, agora faz parte da programação cultural do Rio de Janeiro, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no dia 17 de novembro.
Maria Felipa para Crianças usa linguagem lúdica e interação com personagens
Para contar essa história de maneira envolvente, Paty Lopes utiliza teatro de animação, incorporando personagens encantadores como Dona Arraia e Peixe Riobaldo — este último, uma homenagem ao clássico “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Esses personagens marinhos se tornam amigos de Maria Felipa, vivida pela atriz Lucciana Laura, e ajudam a conduzir a narrativa.
As crianças, além de ouvirem a história, são convidadas a interagir com os personagens, cantar músicas de roda e participar de atividades que envolvem a história da heroína. Essa abordagem interativa e o uso de figurinos e bonecos, feitos com materiais reutilizados por Ricardo Rocha, fazem parte de uma proposta de respeito ao meio ambiente, reforçando uma das mensagens do espetáculo.
Serviço Maria Felipa para Crianças
- Data: 17 de novembro (domingo)
- Horário: 16h
- Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola
- Ingressos: Disponíveis no site Rio Cultura