O Brasil é o país homenageado da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana (FILH 2024). O evento começou na última quinta-feira (15) e acontece até 25 de fevereiro, na capital cubana. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes. A agenda do Ministério da Cultura (MinC) em Cuba, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), iniciou na quarta-feira, 14, e termina no dia 18 de fevereiro. Tem como objetivo potencializar as ações conjuntas de cooperação e intercâmbio na área cultural entre os dois países.
Além da ministra, a comitiva do MinC contou com a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba. Ademais, teve a presença do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi. A pasta levou, ainda, uma delegação de 15 escritores (as) brasileiros (as). Eles foram escolhidos (as) por meio da curadoria tripartite composta por integrantes do Ministério, da FBN e o Instituto Guimarães Rosa (IGR), unidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Os escritores e escritoras escolhidos foram Ailton Krenak, Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz. Além deles, viajaram para Cuba Elisa Lucinda, Emicida, Frei Betto, Jarid Arraes e Jeferson Tenório. Também foram Marcelo D’ Salete, Márcia Kambeba, Cidinha da Silva, Graça Graúna, Otávio Júnior, Socorro Acioly e Patricia Melo. Os escritores contribuirão com a difusão da cultura brasileira por meio do incentivo à leitura e formação de novos leitores.
Presença confirmada
Ganhadora do Prêmio Jabuti de Contos 2022, a escritora carioca Eliana Alves Cruz comentou sobre a oportunidade de representar a literatura brasileira no país caribenho. “Esta é a primeira grande delegação brasileira de escritores e escritoras para um evento internacional literário, após um período terrível de ataques ao pensamento, à cultura e a democracia. Já é histórico. Contudo, se torna ainda mais emblemático por ser em Cuba, um local com processo colonial e diáspora africana tão semelhantes ao do Brasil. Certamente um grande momento que ficará para as gerações futuras”, destaca.
O evento contará também com a participação dos quadrinistas brasileiros Ana Luiza de Souza Freitas, Gidalti Oliveira Moura Júnior e Alcimar Mendes Frazão. Além deles, João Carlos Pires Pinheiro, Sirlene Francisco Barbosa e a curadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Luciana Falcon Anselmi.
Feira Internacional do Livro de Havana
Nesta edição, sob o tema “Ler é construir identidade”, a FILH 2024 se consolida como um ambiente de intercâmbio cultural. Com isso, coloca a literatura como principal ferramenta para a troca de conhecimento entre Cuba-Brasil. O festival também simboliza a relação entre os países na promoção da cultura, na divulgação dos escritores para a formação da consciência individual e coletiva do pensamento crítico autêntico. Para tal, a programação teórico-cultural do evento inclui uma variedade de espaços associados à literatura e ao saber. Entre eles, se destacam: o Salão Profissional do Livro, onde ocorrerão a Oficina Nacional do Livreiro e o Encontro de Editores e Tradutores Literários.
Da mesma forma, será realizado o Encontro de Historiadores e os colóquios de Ciências Sociais e de Saúde Humana e Meio Ambiente. Além disso, no âmbito da celebração, acontecerão o Evento de Publicações Seriais e Mídia Digital, o Encontro de Jovens Escritores da Ibero-América e o Encontro de Promotores de Poesia.
Durante a FILH 2024, escritores, tradutores e profissionais do segmento terão ainda a oportunidade de promover, comercializar, negociar e interagir com seus principais destinatários, o público leitor e os empresários do ramo.
A saber, a Feira Internacional do Livro de Havana acontece de 14 a 18 de fevereiro, em Havana, em Cuba.
POR FIM, LEIA MAIS:
Deve ser um buraco no teto | Camila Paixão fala sobre seu primeiro livro