Conecte-se conosco

Turismo

Mochilão Chile Bolivia Peru – Planejamento

Planejamento de roteiro para mochilão pelos países da América do Sul: Chile, Bolívia e Peru.
Passando pelos desertos do Atacama e Salar de Uyuni. Finalizando com Machu Picchu.

Publicado

em

Por Bárbara

Férias são de 30 dias normalmente… mas se você consegue emendar com o final de semana antes do início ou após o término das férias serão 32 dias! E foi isso que acabei fazendo 😀

Como sou bem fominha vou viajar no 1º dia de férias e chegar direto para trabalhar…
No caso, só trabalho na segunda as 16h e meu voo chega 12h. Descansar da viagem pra quê, né?

Em 2015 eu fiz um mochilão de uma semana no Uruguai que foi uma aventura e um pontapé inicial para outros mochilões que viriam no futuro.

Enfim, o futuro chegou! E o destino escolhido foi Chile, Bolívia e Peru, chegando por Santiago e voltando por Cusco.

chile-19

Depois de fazer uma pesquisa não muito profunda sobre o que fazer em Santiago decidimos por passar somente 1 dia e meio por lá – só porque eu não queria tirar Cajon del Maipo do roteiro. (Nota do Vivente: Barbara queria alugar carro para chegar em Cajon e voltar rápido,  mas o preço era absurdo e a convenci a fazermos outras coisas mais em conta).

Em seguida, um voo para Calama com destino ao deserto mais árido do mundo – o Deserto do Atacama. No planejamento destinamos 7 dias para conhecer suas principais e não tão badaladas atrações. Os dias seguintes também vamos passar num deserto… só que agora num deserto de sal – todo branquinho! – já dentro de território boliviano. Vamos para o famoso Salar de Uyuni. Uma aventura guiada por três dias deserto adentro – não há uma cidade base como o San Pedro do Atacama, cada noite você dorme em um “abrigo” diferente.

A dúvida no planejamento da viagem era se a partir do Salar seguíamos para o Peru ou se iríamos desbravar o território boliviano. Decidimos por explorar e acrescentamos 6 dias na Bolívia. Incluímos Potosi – com as minas de Cerro Rico; La Paz – para enfrentar o Downhill na estrada da morte (Nota do Vivente: convenci Barbara a não fazermos , passeio caro e perigoso!) e alcançar o Chacaltaya à 5.395 m; Copacabana – a margem do lago Titicaca, e a Isla del Sol.

O lago Titicaca fica entre a Bolívia e o Peru. A cidade da divisa do lado peruano é Puno, por onde conseguiremos chegar as ilhas flutuantes de Uros! \o/  (Fico louca pensando 8300 km² a 3821 metros acima do nível do mar, considerado o mais alto lago navegável do mundo).

De Puno iremos para Arequipa comer chocolate (rs) – descobri que vai gente do mundo todo lá para fazer curso de chocolate! Também está no roteiro o Canion del Colca e subiremos para Nasca para sobrevoar suas linhas misteriosas. :O

Depois de Nazca vamos para nosso último destino: Cusco (e redondezas).
Serão 7 dias na região e mesmo assim houve passeio que precisou ficar de fora por falta de tempo, como Choquequirao.
O que entrou: as ruínas Inca de Cusco, o passeio pelo Valle Sagrado e, para fechar com chave de ouro, a cidade secreta de Machu Picchu com subida ao Huayna Picchu 🙂

Cultura

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever

Publicado

em

nativa buzios sup

No domingo, 02 de abril, a praia de Manguinhos, em Búzios, recebe o Festival de Sup de Búzios. O evento, organizado pela FESUPRJ, Federação de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro em parceria com Secretaria de Esportes Náuticos de Armação dos Búzios, busca promover experiência de competição aos esportistas de SUP, iniciantes e amadores.

A princípio, aqueles que quiserem participar, podem se inscrever até o dia 01 de abril. E para quem quiser assistir, o evento é gratuito e aberto a todos. Informações pelo Instagram @sup_federacao_rj.

“O Stand Up Paddle é um esporte perfeito para os moradores do Rio de Janeiro. E, Búzios com suas lindas praias é um incentivo a mais para se ter qualidade de vida com a prática de esportes. Nosso objetivo é não só estimular a prática do esporte, como formar novos atletas. Que o público amante dos esportes aquáticos, possa participar conosco, seja competindo ou vibrando pelos seus competidores”, declara Rogério Romano, Presidente da Federação de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro, é importante que as federações promovam ações de incentivo ao esporte.

Provas e programação

Essa é a segunda edição do campeonato na região de Búzios. Dentre as categorias, estão: remada recreativa, prova de revezamento e prova de SUP Técnico, valendo para o Campeonato de Estadual de Stand Up Paddle.

Todos os participantes receberão um kit com camisa, viseira, brindes e medalha de participação. Para os primeiros atletas do SUP Técnico, haverá premiação com troféu de colocação.

Os valores das inscrições terão um acréscimo de taxa administrativa. Os detalhes das provas serão divulgados nos canais oficiais do evento. As inscrições nas provas serão feitas única e exclusivamente pelo site da Federação de Stand Up Paddle.

Em seguida, confira a programação:

7h às 9h – Entrega de kits para os participantes e orientações sobre as atividades.

9h – Largada da remada recreativa em um percurso de 1,5km em uma raia de boias.

10h – Largada da prova de revezamento (300m de percurso).

11h – Prova de SUP Técnico válido para o estadual de Stand Up Paddle.

12h – Premiação dos campeões estaduais de 2022 e premiação da prova do SUP Técnico.

Categorias da prova de SUP Técnico:

– Masculino e Feminino nas seguintes classes:

– 18 a 25 anos / 26 a 35 anos / 36 a 45 anos / 46 a 55 anos / 56 a 65 anos / 65 acima

Valor da Inscrição:

– Atleta SUP avulso – R$75,00

– Atleta SUP filiado – R$35,00

Serviço:

Festival de SUP de Búzios

Data: 02 de abril – domingo

Horário: 7h

Local: Nativa Búzios – Rua Vila das Aroeiras, 221, Manguinhos – Armação dos Búzios, RJ

Informações:

Instagram: @sup_federacao_rj

Site: https://fesuprj.com.br/uncategorized/festival-de-sup-em-buzios/

Ademais, veja mais:

Roteiro Terra e Mar passa por Paraty e Mamanguá

355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura

Rio de Janeiro e Búzios entre os destinos mais procurados no Carnaval

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências