Manifestações culturais e experiências baseadas em processos colaborativos vão apresentar a diversidade ancestral brasileira, na 3ª edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade, que acontecerá no sábado, dia 8 de abril, em Nova Friburgo. Com a temática “Arte, Educação e Cultura”, nessa edição haverá ainda a Feira Biocultural, a Roda de Conversa, Exposição Fotográfica e Oficina Socioeducativa, no espaço da Usina Cultural e tem entrada gratuita.
Folia de Reis, Jongo, Mineiro-pau, os palhaços Moitas (da localidade de Rio Bonito de Lumiar), corais de cantos e música prometem encantar o público ao resgatar a ancestralidade através de instrumentos, como tambores. E ainda, sob os aspectos da socioagrobiodiversidade, com artes e artesanatos feitos a partir da matéria-prima natural, fibras naturais, sementes.
Nesse sentido, a mostra objetiva apresentar a cultura popular sob o viés da ancestralidade e com base no conceito da socioagrobiodiversidade, de forma oposta ao puro entretenimento, divulgando experiências como processos colaborativos e mutirões. Dentre as apresentações: o cortejo percussivo Baque Rebate das Montanhas (Maracatu) e Odu Axé (Dança Afro) e ficarão por conta de Emerson Santana e Moara Ananindeua.
Feira
Simultaneamente acontece a Feira Biocultural com a participação de cerca de 20 expositores e já está com inscrições abertas para as duas últimas edições, com as temáticas Paisagens, águas e florestas e Luta pela terra. As inscrições são gratuitas. Os critérios de participação estão disponíveis em um formulário, cujo link está divulgado nas redes sociais da mostra: FACEBOOK /socioagrobiodiversidade.nf e Instagram @socioagrobiodiversidade_nf.
Do mesmo modo haverá exposição fotográfica com obras dos acervos pessoais de Alê Rifan, Marcella Azal, Marcelo da Graça, Patrick Nogueira, Pedro Kiua e Regina Lo Bianco. E Oficina Socioeducativa com Marjorie Botelho e Luiza Borba (Ecomuseu Rural e Tesouros da Terra) com “Experiências de Educação Patrimonial em territórios rurais: Vivência Interativa”.
Conversa
Além disso, haverá Roda de Conversa com a participação de Patrick Nogueira (Projeto Circo Viva) falando sobre o “O circo no imaginário cultural rural Fluminense”; Leonardo Voigt (UFRRJ/CEFFA CEA Rei Alberto I) sobre os “Aspectos Culturais da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo: cultura, arte e educação em perspectivas decolonial”; Felipe Knupp (Folia de Reis N. Sra. de Fátima) que conversará sobre o resgate da Folia de Reis e Mineiro Pau. A mediação fica a cargo de Silvia Araujo, arte-educadora, atriz, pedagoga, pesquisadora da Cultura popular Brasileira e integrante da Companhia Arteira.
A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na rede com Scheila, tem patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta ainda com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão – DAEXT), com o Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais; com a Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar- Rebio, e com os projetos Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum.
SERVIÇO
1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade
Tema da 3ª edição: “Arte, Educação e Cultura”.
9h – Abertura
9h às 19h – Feira Biocultural e Exposição Fotográfica
10h às 12h – Oficina Socioeducativa (terraço)
14h às 16h – Roda de Conversa (salão nobre)
17h – Expressão Cultural (teatro)
19h – Encerramento
Data, hora e local: 09 de abril de 2023 (sábado) / 9h às 19 horas / Local: Usina Cultural Nova Friburgo.
Classificação: Menores de 16 anos acompanhados do (a) responsável.
Entrada franca.
Facebook.com/socioagrobiodiversidade.nf
Instagram.com/socioagrobiodiversidade_nf/