Conecte-se conosco

Cinema

As Verdades | Filme conta boa história de forma criativa

Publicado

em

Crítica As Verdades foto de Marcelo Corpanni

Em 2021, o Brasil teve média de um estupro a cada dez minutos, 3,7% a mais do que em 2020. Ao todo, foram mais de cinquenta e seis mil casos registrados, incluindo abuso de vulnerável. Há muitos anos o país luta contra esse problema recorrente. Esse é apenas um dos sensíveis temas abordados por As Verdades, de José Eduardo Belmonte.

O longa conta a história de Josué (Lázaro Ramos), um detetive que precisa resolver um crime cometido contra o candidato a prefeito de uma pequena cidade do sertão, Valmir (Zé Carlos Machado). O filme apresenta três pontos de vista para o ocorrido: o de Cícero, um matador de aluguel, presente na cena do crime; Francisca, mulher do político; e o próprio Valmir, que sobreviveu ao atentado contra sua vida. Porém, conforme Josué avança no caso, mais profunda fica a investigação.

Roteiro e Direção

A escolha de adotar três pontos de vista é o que dá o dinamismo para o filme. Mostrar as três versões da mesma história como depoimentos ao personagem do detetive convida o espectador a resolver o crime também, buscar as irregularidades e entender as divergências entre os relatos. Uma grande ideia da direção e do roteiro que é o diferencial da obra.

Apesar disso, o mistério parece encerrado um pouco cedo demais. Assim que o terceiro relato é mostrado, o mistério é resolvido. O filme foca em outras questões da narrativa, mas o roteiro poderia ter deixado o público saborear mais do desconhecido e da sensação de descoberta junto com Josué.

Conforme o filme avança, a narrativa começa a se encorpar e os temas mais sensíveis surgem. O estupro toma grande papel na trama. É interessante como a abordagem de forma bastante crível e sutil ao mesmo tempo, pois também fala das consequências de abuso de menores. Outras temáticas como prostituição também são abordadas de forma inteligente.

O elenco faz um trabalho excelente no filme. Lázaro Ramos, Bianca Bin e Drica Moraes – os atores com mais tempo de tela – se destacam na versatilidade dos momentos da narrativa. Os três alternam entre sentimentos de forma bastante realista e eficiente.

Aspectos Técnicos

Apesar de ter pouco tempo para brilhar, o trabalho de maquiagem é impecável. É preciso quando precisa compor atmosfera e consegue ser angustiante quando necessita causar choque.

Enfim, As Verdades é mais um excelente filme produzido no Brasil que tem tudo para se destacar como tantos outros fizeram nos últimos anos. Consegue unir uma boa história com debates importantes. O longa estreia no circuito brasileiro dia 30 de junho.

Em seguida, veja o trailer:

 

Cinema

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Além das novidades da CCXP, o Unlock CCXP, já com ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro.

Publicado

em

ccxp 2023

O Unlock CCXP 2023, que tem seus ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro. Este evento, com foco no mercado de entretenimento, apresenta uma programação repleta de renomados players do cenário. Conta com o apoio de marcas como Volvo, Spotify Advertising, Starplus e GoGamers. A curadoria é liderada por Gustavo Giglio, Head de Marketing de Relacionamento e B2B na Omelete Company, recentemente incluído no Hall da Fama do Marketing no Brasil.

Nos dois dias que precedem o maior festival de cultura pop do mundo, profissionais do mercado terão a chance de se conectar com as mentes que moldam a indústria criativa no país. O Unlock CCXP oferecerá painéis e masterclasses promovendo a troca de experiências, explorando o perfil de consumo no universo geek e apresentando inovações.

Destacando a expansão da marca CCXP para o México, Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, liderará um painel sobre a CCXP MX, que ocorrerá de 3 a 5 de maio de 2024, na Cidade do México. O evento também abordará as novidades da O&CO, incluindo o Chippu, uma nova unidade de negócios que combina inteligência artificial e curadoria humana para oferecer recomendações de séries e filmes, além de criar conteúdo de cultura pop.

Mônica na CCXP 2023

Estratégias de negócios, branded content e parcerias serão temas discutidos por Igão e Thiago Marques (Mítico), criadores do Podpah, que revelarão os bastidores do fenômeno que conquistou milhões de ouvintes, redefinindo o cenário do mesacast no Brasil.

O evento também celebrará os 60 anos da Mônica, com a participação da Diretora-executiva da MSP, Mônica Sousa, e do Diretor-executivo Marcos Saraiva, explorando a trajetória da marca e compartilhando planos futuros.

A jovem cientista Laysa Peixoto terá um painel especial, mostrando como a cultura pop pode influenciar gerações, enquanto busca conquistar o espaço, premiada pela NASA devido à descoberta de um asteroide e piloto de avião.

Um painel sobre os hábitos de consumo do público Geek apresentará dados da pesquisa Geek Power, realizada anualmente pela O&CO, com Otávio Juliato, Chief Commercial Officer da Omelete Company, Carlos Silva, CEO & Head of Gaming na Go Gamers, e Mauro Berimbau, Consultor e desenvolvedor de conteúdo na Go Gamers.

O line-up do Unlock CCXP inclui nomes como Nyvi Estephan, Luiz Gustavo Pacete (Forbes Tech), Andreza Delgado (@PerifaCon), e David Diesendruck (Redibra).

adult swim

O [adult swim] estreará na CCXP em um painel no palco Thunder, marcando um momento histórico para a marca de animação adulta. O evento ocorrerá na sexta-feira, 1º de dezembro, às 13h30. Spencer Grammer, a dubladora original de Summer em “Rick and Morty”, participará de uma conversa exclusiva sobre a 7ª temporada da série, seu processo criativo e os desafios de dar vida a uma personagem tão icônica. Além disso, o fenômeno “Sociedade da Virtude” também marcará presença no palco com seu criador Ian SBF, Thobias Daneluz, Guilherme Briggs e os criadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Passos. O painel promete conteúdos e anúncios exclusivos para os fãs e acontecerá das 13h30 às 14h15.

HBO Max

A HBO Max apresentará ativações e atrações exclusivas na CCXP23, incluindo experiências de suas diversas franquias como “A Casa do Dragão”, “Barbie”, “Batman”, “The Big Bang Theory” e “Cartoon Network”. No miniauditório interno do estande, serão reveladas novidades de franquias queridas e novas produções como “Irmão do Jorel”, “Rick and Morty”, “Da Ponte Pra Lá”, “De Sola a 10”, “Sociedade da Virtude”, entre outras.

As ativações incluem a Fortaleza Vermelha de “A Casa do Dragão”, uma batalha de coreografias com “Barbie”, o “Departamento de Polícia de Gotham” de “Batman”, um quiz inspirado em “The Big Bang Theory” chamado “Hora Bazinga”, e um espaço de arcade com jogos personalizados do “Cartoon Network”.

Além disso, o miniauditório Warner Bros. Discovery terá uma programação repleta de meet & greets, entrevistas e interações com personagens e talentos de séries como Gumball, Darwim, Irmão do Jorel, Paulistão 2024, De Sola a 10, UEFA Champions League, Sociedade da Virtude, Ravena e Mutano de “Jovens Titãs”, e um quiz de “Rick and Morty”.

Warner Bros.

A Warner Bros. Pictures anunciou os painéis especiais na CCXP23. Destacam-se aqueles com Sandy e Pedro Antônio para “Evidências do Amor”, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller para “Furiosa”, Adam Wingard para “Godzilla e Kong: O Novo Império”, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh e Denis Villeneuve para “Duna: Parte 2,” e Jason Momoa, Patrick Wilson, Yahya Abdul Mateen II e James Wan para “Aquaman 2: O Reino Perdido”.

Na CCXP23, o elenco, diretor, figurinista, maquiador e caracterizador do filme “Mamonas Assassinas – O Filme” participarão de um painel especial no Palco Thunder em 3 de dezembro. O diretor Edson Spinello, o elenco, composto por Ruy Brissac, Rhener Freitas, Adriano Tunes, Robson Lima, Bento Hinoto, Fernanda Schneider e Jéssica Córes, além do figurinista Heitor Taddeo Ramaglio e o maquiador Lucas Martins estarão presentes. O público poderá desfrutar de um bate-papo com os convidados e assistir a trechos do filme, que estreará nos cinemas em 28 de dezembro. O filme narra a história da marcante banda brasileira dos anos 1990, os Mamonas Assassinas.

Serviço CCXP 2023: 

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.   

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM – São Paulo/SP   

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h*

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h  

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h  

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h  

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h  

*Apenas para imprensa, convidados e clientes que adquiriram as credenciais Epic Experience, Full Experience e Unlock.

Por fim, leia mais:

Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes

Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970

Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências